Juliana Galdino e Sabrina Greve em cena no filme Nina, lançado em 2004

Canguço-RS, 29/7/1923 +Palmeirópolis-TO, 29/5/2005 – Ator. Morando em Jundiaí desde a infância, Euclides Barbosa obteve seu primeiro emprego aos 12 anos, como aprendiz, na Contadoria da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Em 1939, com pouco mais de 16 anos, tornou-se protagonista do filme “O Cavaleiro da Serra”, considerado por muitos como o primeiro faroeste realizado na América do Sul. Com uma compleição física avantajada, a ele coube o papel de “mocinho” na fita que estreou em 28 de março de 1941, levando verdadeira multidão para assisti-la, no Cine Theatro Ideal. Euclides esteve envolvido também em outro filme local, Paixão de Brutos, rodado na Fazenda Ermida, o qual, entretanto, não chegou a ser concluído. Sempre disposto a aventuras, em 1954 Euclides foi para o Estado de  Goiás, com a missão de desassestar sem-terras que haviam se apossado de um latifúndio pertencente a uma grande instituição financeira. Graças ao seu poder de convencimento, ele conseguiu rápida solução para o impasse, acordando com os posseiros a devolução das terras ao banco em troca do lote em que estavam assentados. Daí, fixando-se também ele como fazendeiro no local, tornou-se um dos fundadores da cidade de Palmeirópolis – hoje pertencente ao Estado de Tocantins –, aonde se elegeu vereador, presidente da Câmara e vice-prefeito. O seu sepultamento naquela cidade foi realizado com honras militares e o seu nome foi atribuído a uma ponte que, já antes, era conhecida como Ponte Euclides Barbosa.

Como juiz, em Cantos de Gregório: interpretação elogiada
Como Medeia: Prêmio Shell de Melhor Atriz
Como A mulher de olhos fechados: lágrimas na plateia
2003: consagração com o Prêmio Shell
Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 29 de novembro de ...
1911 Nascia em Jundiaí o fotógrafo amador Oswaldo Willy Fehr.
1955 Nascia em Jundiaí a escritora Thaty da Cunha Marcondes.
1955 Era criada em Jundiaí a Jundiá Filmes, responsável pela produção de filmes que contaram com atores locais e grandes nomes do cinema nacional.
1965 Nascia em Jundiaí o compositor Ailson do Amaral Vanderlei Jr.
1967 Falecia em São Paulo, aos 73 anos, o dramaturgo Francisco Antonio Vidile.
1969 Falecia em Jundiaí o violonista e compositor Rubens Torricelli.
1970 Nascia em Jundiaí a pintora e escultora Cristiane Suiter.
1971 Nascia em Jundiaí o diretor de cinema Renato Natal de Oliveira (Mindu).
2002 Falecia em Jundiaí o cantor e compositor Antonio Geromel.
2005 Falecia em São Paulo, aos 69 anos, o locutor esportivo Luiz Augusto Maltoni.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO