(Jundiaí, 1944 +1999) – Atriz e cantora. Por sua compleição física, cabelos e charme, nos anos 1960 Dagmar Fortes chegou a ser conhecida como “a Brigitt Bardot de Jundiaí.” Começou a cantar aos 10 anos, se apresentando no Circo Abelardo Campagnolli, e aos 11 já era chamada para mostrar sua voz em bailes realizados pela Orquestra City Swing. Aos 12, iniciando sua carreira profissional, tornou-se componente do conjunto Nonô e Seu Ritmo – onde cantava, dançava e se destacava como artista. Não demorou a receber convite de uma grande orquestra, a Renato Peres, em que atuou como cantora principal. Foi radioatriz e locutora consagrada, havendo passado pela Rádio Difusora (ao lado de Reinaldo Basile, Hélio Luiz e Cícero Henrique). Conquistou o troféu Carlos Gomes de Melhor Intérprete e, depois, o de Melhor Locutora na Rádio Cidade e Laser de Campinas – na qual, durante 10 anos seguidos, comandou apresentações, shows e eventos na cadeia de hotéis Hollyday In. Teve passagens importantes pela televisão, especialmente no Clube dos Artistas, da Tupi. Foi Rainha do Carnaval em Jundiaí e tinha em Doris Day sua grande musa inspiradora. La Violetera foi um de seus números de maior sucesso. Dagmar Teve como principais incentivadores do seu trabalho, Jô Martin, Luiz Scarance e Glória Rocha. Foi casada com Luiz Carlos de Oliveira, com o qual teve o filho Luiz David, que é músico e compositor.

Dagmar Fortes, em  foto dos anos 1960.
No Grêmio Recreativo C.P.
Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 26 de janeiro de ...
1926 Nascia em Curitiba-PR o professor Aldo Perracini, um dos pioneiros do ensino renovado.
1965 Nascia em Jundiaí o poeta, tarólogo e historiador Luiz Alberto de Lima Boscato.
1986 Nascia em Jundiaí o músico Maurício Borelli Nascimento (Mau).
1988 Falecia em Jundiaí, aos 76 anos, o dentista, pintor e político Alfredo Mussi Abaid.
1992 Falecia em Jundiaí, aos 66 anos, o poeta Vittorio Biagi (Italiano).
2020 Falecia em Campo Limpo Paulista, aos 86 anos, a fotógrafa Doris Elisabeth Pretscner Steinbrecher (Tama Sigulda), então dirigente do Centro Cultural Tao Sigulda. 

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO