FORTES, DAGMAR

(Jundiaí, 1944 +1999) – Atriz e cantora. Por sua compleição física, cabelos e charme, nos anos 1960 Dagmar Fortes chegou a ser conhecida como “a Brigitt Bardot de Jundiaí.” Começou a cantar aos 10 anos, se apresentando no Circo Abelardo Campagnolli, e aos 11 já era chamada para mostrar sua voz em bailes realizados pela Orquestra City Swing. Aos 12, iniciando sua carreira profissional, tornou-se componente do conjunto Nonô e Seu Ritmo – onde cantava, dançava e se destacava como artista. Não demorou a receber convite de uma grande orquestra, a Renato Peres, em que atuou como cantora principal. Foi radioatriz e locutora consagrada, havendo passado pela Rádio Difusora (ao lado de Reinaldo Basile, Hélio Luiz e Cícero Henrique). Conquistou o troféu Carlos Gomes de Melhor Intérprete e, depois, o de Melhor Locutora na Rádio Cidade e Laser de Campinas – na qual, durante 10 anos seguidos, comandou apresentações, shows e eventos na cadeia de hotéis Hollyday In. Teve passagens importantes pela televisão, especialmente no Clube dos Artistas, da Tupi. Foi Rainha do Carnaval em Jundiaí e tinha em Doris Day sua grande musa inspiradora. La Violetera foi um de seus números de maior sucesso. Dagmar Teve como principais incentivadores do seu trabalho, Jô Martin, Luiz Scarance e Glória Rocha. Foi casada com Luiz Carlos de Oliveira, com o qual teve o filho Luiz David, que é músico e compositor.

Dagmar Fortes, em  foto dos anos 1960.
No Grêmio Recreativo C.P.
Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 14 de junho de ...
1898 Falecia em Jundiaí, aos 56 anos, Antonio Damásio Santos, o primeiro jundiaiense nato a administrar a cidade com o título de intendente.
1912 Nascia em Jundiaí o pintor Arthêmio Matiazzo.
1924 Nascia em Milão, Itália, o fotógrafo Lívio Tagliacarne.
1928 Nascia no Rio de Janeiro a poetisa Hilda Santos da Silva.
1936 Nascia em Jundiaí o professor e engenheiro naval Dayr Schiozer.
1965 Nascia em Jundiaí a pintora Isabel Cristina Baptistella Araújo.
1986 Falecia em Jundiaí, aos 94 anos, a professora e poetisa Maria de Toledo Pontes.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o artista plástico Issis Martins Roda.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO