FLORENCE, HÉRCULES

(Nice, França, 1804 +Campinas, 27/3/1879) – Desenhista e pesquisador. Hércules Florence veio ao Brasil em 1825, como segundo desenhista da famosa expedição fluvial organizada pelo naturalista e Cônsul Geral da Rússia, Barão de Langsdorf, sob os auspícios do Czar Alexandre I, a qual, partindo de Porto Feliz, em setembro daquele ano, chegou a Belém do Pará em março de 1829. Florence chegou em Jundiaí no dia 15 de outubro de 1825 e permaneceu durante mais de dois meses, retratando, em sua estada, O Caminho Velho para São Paulo, na região do Castanho, e o Pouso de Tropeiros, nas proximidades da Ponte de Campinas. Seus desenhos e suas impressões sobre a Jundiaí dessa época, assim como dos outros lugares por onde passou, Florence deixou-os registrados em seu diário de viagem, o qual foi vertido do francês, primeiro, pelo Visconde de Taunay, e depois (1992), pelo bisneto do artista, Francisco Álvares Machado de Vasconcellos e Florence, sob o título Viagem fluvial do Tietê ao Amazonas. Afora a participação nessa epopeia, Florence foi autor de diversos inventos, como a zoofonia (descrição do canto das aves em partituras musicais), a poligrafia e o processo de impressão que torna as cédulas monetárias e notas de bancos insusceptíveis de imitação. Foi, também, o pioneiro na reprodução de imagens em câmara escura (processo a que deu o nome fotografia) com experiências feitas seis anos antes de este invento ser anunciado por seu compatriota Daguerre, em 1939.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 20 de julho de ...
1885 Nascia em Itu-SP o músico e maestro José Maria dos Passos.
1938 Falecia em Jundiaí, aos 63 anos, o médico Domingos Anastasio.
1947 Falecia em Jundiaí, aos 41 anos, o Professor João Muto.
2001 Falecia em São Paulo, aos 30 anos, o ilustrador e criador de histórias em quadrinhos e livros infantis Émerson Eduardo Luiz.
2002 Falecia em Jundiaí o ritmista Island Júnior.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada. Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada.
2019 Falecia em Jundiaí o metalúrgico, radialista e ex-vereador Rolando Giarola.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO