FELICIANO, MOZART HILQUIAS FÉO

Mozart e a modelo Janaína:
pintura corporal homenageando
Chico Mendes

(Jundiaí, 25/4/1959) – Pintor, desenhista, escultor, roteirista e cenógrafo. Nome artístico: Mozart Hilquias. Cursou a Escola de Tecnologia e Desenho de Campinas, fez cursos de maquilagem para teatro e cinema (Rio de Janeiro) e teve aulas particulares com o pintor irlandês Michael Thomas Dunn e com os professores Harry Laus, Arabella Simões, Issis Martins Roda e João Borin. Realizou exposições individuais no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí (Solar do Barão) e participou de coletivas em Jundiaí, Campinas-SP, Poços de Caldas-MG, Fortaleza-CE, Curitiba-PR, Nova York-EUA, Havana-Cuba e outras cidades do Brasil e do exterior. Notabilizou-se por pinturas corporais realizadas em artistas famosas, como Lucélia Santos e em musas do Carnaval. Fez roteiros para Super-8, idealizando os personagens para Terra, Terra, Terra…, obra de ficção científica com oito horas de duração. Criou personagens para campanhas publicitárias do DAE e do grupo teatral Rique & Queli. Ilustrou livros e executou um painel-mural para a EEPSG Dr. Antenor Soares Gandra. Foi premiado em exposições realizadas no Colégio Divino Salvador (12° lugar) e no I Salão de Arte Contemporânea da A.A.P.J. (1° lugar, 1975) e teve participação nos Encontros Jundiaienses de Arte realizados entre 1973 e 1975. Em 1978, expôs na inauguração da minigaleria do Gabinete de Leitura Ruy Barbosa. No final dos anos 1990, Hilquias montou no Centro das Artes um presépio que causou grande polêmica na cidade.

Desenhos de Mozart Hilquias
Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 20 de julho de ...
1885 Nascia em Itu-SP o músico e maestro José Maria dos Passos.
1938 Falecia em Jundiaí, aos 63 anos, o médico Domingos Anastasio.
1947 Falecia em Jundiaí, aos 41 anos, o Professor João Muto.
2001 Falecia em São Paulo, aos 30 anos, o ilustrador e criador de histórias em quadrinhos e livros infantis Émerson Eduardo Luiz.
2002 Falecia em Jundiaí o ritmista Island Júnior.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada. Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada.
2019 Falecia em Jundiaí o metalúrgico, radialista e ex-vereador Rolando Giarola.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO