(Jundiaí, 19/7/1937 +29/1/2007) – Pianista. Maria Carlota iniciou seus estudos de piano em Jundiaí, onde se diplomou sob orientação de Maria de Lourdes Paes. Depois, fez Curso de Aperfeiçoamento com Olga Rizzardo Normanha, em Campinas-SP. Residindo na casa dessa mestra, anexa ao Conservatório Musical Campinas, ali passou a lecionar e vivenciar anos de estudos intensivos, o que lhe propiciou inúmeros recitais, inclusive o 1º lugar no Concurso de Piano Inter-Conservatórios, naquela cidade, em 1958. Em dezembro de 1958, realizou a primeira audição pública de seus alunos, fato que se repetiu por 35 anos ininterruptos. É formada em Canto Orfeônico pela Universidade Católica de Campinas, frequentou cursos com José Antonio Bezzan, maestro Diogo Pacheco e o musicólogo José Eduardo Martins, entre outros. Com a aquisição de um piano de concerto, passou a promover recitais em sua residência, nos quais se apresentaram, entre 1971 e 1978, Lydia Alimonda (SP), Maria Cecília Pessini Elias (RJ), José Eduardo Martins (SP), Sônia Rubinsky (EUA), Cláudio Richerme (SP) e Perfecto Garcia Chornet (Espanha). Por duas vezes, presidiu a Comissão Municipal de Música e foi a idealizadora do projeto Jovens Instrumentistas, transformado em programa oficial da Coordenadoria Municipal de Cultura e Turismo de Jundiaí e que a partir de sua 16ª edição (1998) passou a levar o seu nome. Desde 1980, forma duo pianístico com Nayr E. Guelli, com quem teve oportunidade de se apresentar na Universidade Federal de Goiás (Goiânia); na Pontifícia Universidade Católica de Campinas; no Museu Campos Salles (Campinas), em promoção da Secretaria de Estado da Cultura; e na Sala Francisco Mignoni (Campinas), por ocasião do 86º aniversário (e na presença) desse grande compositor brasileiro. Em Jundiaí, deu numerosos concertos na Sala Glória Rocha (Centro das Artes), na Sala Jahyr Accioly (Museu Histórico e Cultural) e no Teatro Polytheama. Por sua atuação em prol da cultura e, particularmente, da música, Maria Carlota foi agraciada com o Troféu Curinga, em 1970, 1973 e 1980/81; com Medalha de Honra ao Mérito, na administração do Prefeito Pedro Fávaro, em 1993, e com significativo cartão de prata, na administração do Prefeito André Benassi, em 1992. Recebeu, também, da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí, onde ocupa a cadeira nº 30, o troféu Destaque Acadêmico.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 13 de outubro de ...
1908 Nascia em São Roque-SP o músico e arranjador Domingos Semenzato.
1913 Nascia em Roma-Itália o músico José Caviglia.
1920 Nascia em Lau Michele di Ramera, Itália, o pintor sacro Bruno Di Giusti, responsável por toda a decoração da Igreja Matriz da Imaculada Conceição (Vila Arens).
1920 Nascia em Lau Michele di Ramera, Itália, o pintor sacro Bruno Di Giusti, responsável por toda a decoração da Igreja Matriz da Imaculada Conceição (Vila Arens).
1953 Nascia em Jundiaí o jornalista e escritor Pedro Fávaro Jr.
1961 Nascia em Guariba-SP o desenhista, pintor e escultor Paulo Roberto Carvalho.
1973 Falecia em Jundiaí, aos 38 anos, o pintor, desenhista, escultor e gravador Maurício Dumangin Mojola.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO