MARLY HÉRCULES DE MARCO

C

Celso Francisco de Paula<literartelivros@yahoo.com.br>

Para:​Você​

Qui, 08/08/2024 16:28

DE MARCO, MARLY HÉRCULES

Substituir texto

São Paulo, 3/7/1937 +Jundiaí, 27/12/2019 – Pintora. Filha de João Hércules Netto e Gina Micheli, Marly Hércules De Marco cursou o primário na Escola Paroquial de Vila Arens e o ginasial e o magistério nas Escolas Padre Anchieta. Adquiriu conhecimentos da arte em Curso de Decoração e Paisagismo ministrado pela Galeria Espade, em São Paulo, e desenvolveu as técnicas de pintura em óleo sobre tela em estilos acadêmico, flamenco, impressionista e abstrato, com Vicente Galhardo, Franulic, Ruth Faber, Migliaccio e outros mestres de renome internacional. Também desenvolveu as técnicas de pátina sobre madeira, cobre, ouro e prata. Marly de Marco foi agraciada com o Troféu Curinga (do Jornal de Jundiaí), nos anos de 1968 e 1997. como Personalidade Artística. Desde 1978 Marly integrava a Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí, onde também foi homenageada por sua dedicação à arte. Por quase seis décadas, Marly de Marco manteve em Jundiaí uma das mais prestigiadas escolas de arte, sediada em sua própria casa, primeiro na Vila Arens e depois no Jardim Paulista, e foi presença constante em eventos artísticos em benefício de entidades assistenciais, como o Orfanato Ricardo José Zalaf, Creche Mãe Meimei, Associação Protetora de Menores, Lar Anália Franco,  Centro Espírita Operários da Verdade, Casa de Nazaré, Clube da Lady, Clube do Siri, Rotary Clube e Lions Clube. Em dezembro de 1998, a artista participou de exposição promovida pela Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí, com telas da escola clássica flamenca, e em novembro de 1999 expôs com suas alunas e ex-alunas no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, comemorando os 40 anos de sua escola. Em 2009, foi homenageada pela Câmara Municipal de Jundiaí, na passagem do 50º aniversário da escola.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 29 de novembro de ...
1911 Nascia em Jundiaí o fotógrafo amador Oswaldo Willy Fehr.
1955 Nascia em Jundiaí a escritora Thaty da Cunha Marcondes.
1955 Era criada em Jundiaí a Jundiá Filmes, responsável pela produção de filmes que contaram com atores locais e grandes nomes do cinema nacional.
1965 Nascia em Jundiaí o compositor Ailson do Amaral Vanderlei Jr.
1967 Falecia em São Paulo, aos 73 anos, o dramaturgo Francisco Antonio Vidile.
1969 Falecia em Jundiaí o violonista e compositor Rubens Torricelli.
1970 Nascia em Jundiaí a pintora e escultora Cristiane Suiter.
1971 Nascia em Jundiaí o diretor de cinema Renato Natal de Oliveira (Mindu).
2002 Falecia em Jundiaí o cantor e compositor Antonio Geromel.
2005 Falecia em São Paulo, aos 69 anos, o locutor esportivo Luiz Augusto Maltoni.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO