(São Paulo, 7/12/1970) – Ator, autor e diretor teatral. Renatho Costaniciou as atividades no teatro em 1992, integrando o grupo Jundiaí Presente. Escreveu, para este grupo, as peças Avenida Ipiranga 1972; Dias Difíceis Dentro da Dor do Desencontro e The Best Contra o Homem da Cabine. Conquistou premiações em diversos festivais, tanto dentro como fora do Estado. Dias Difíceis Dentro da Dor do Desencontro, por sua premiação no II Festival de Teatro Amador de Jundiaí, em 1993, teve o seu texto publicado em livro, por iniciativa da Editora Literarte. Sem abandonar o teatro, Renatho bacharelou-se em Relações Internacionais pela FASM-SP, cursou Cinema na FAAP-SP, fez mestrado e doutorou-se em História Social pela USP. Especialista em política do Oriente Médio, Renatho é professor adjunto de Relações Internacionais na Universidade Federal de Pampa. Reside atualmente em Santana do Livramento (RS), onde chegou a candidatar-se a prefeito nas eleições de 2020, porém sem êxito eleitoral. Livros publicados: Dias Difíceis (1993, Ed. Literarte); Os Meninos de Gateville (Ed. Novo Século, 2010), Fronteiras em movimento (Paco Editorial, 2012), Cultura e Direitos Humanos nas Relações Internacionais (Ed. Oficina Universitária, 2016), Os Aiatolás e o Receio da República Islâmica do Irã (Porto de Ideias, 2017), Inconfidência Carnavalesca (Soul Editora, 2020), República Islâmica do Irã 40 anos – De Khomeini a Soleimani (Ed. Autografia, 2020).

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 16 de janeiro de ...
1898 Era fundado em Jundiaí o Cassino Jundiaiense, que em 1944 se fundiria com a Sociedade Tênis Clube Paulista, dando origem ao atual Clube Jundiaiense.  
1992 Falecia em Jundiaí, aos 76 anos, o ferroviário e ator João Baptista Nalini.
1996 Falecia em Jundiaí, aos 92 anos, a pianista Maria Paes Costa.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO