Educandário de moças fundado em 1863, na cidade de Campinas, e que funcionou a maior parte da sua existência em Jundiaí, onde veio dar origem à antiga Escola Normal Livre (da D. Aninha) e, mais tarde, ao Instituto de Educação, que atualmente leva o nome de E.E.P.S.G. Bispo D. Gabriel Paulino de Bueno Couto. Foi sua fundadora a professora alemã Carolina Krug Florence, casada com o desenhista e pesquisador francês Hércules Florence, cujas relações com Jundiaí perduravam desde 1828, quando ele aqui esteve a serviço da expedição científica e cultural chefiada pelo Barão de Langsdorff.  O Florence transferiu-se para Jundiaí em agosto de 1889, em razão da epidemia de febre amarela que assolava Campinas, colocando em risco a saúde de suas alunas. Aqui permaneceu até 1928, ocupando um casarão que existia na Rua Barão de Jundiaí, defronte ao Largo de São Bento, no lugar onde se encontra  hoje o Instituto Nacional de Securidade Social. Em sua época, o Florence manteve estreita colaboração com as associações vinculadas ao mosteiro de São Bento, cuja capela era utilizada nas aulas de canto de suas alunas. Também participava dos principais eventos cívicos e religiosos de Jundiaí e promovia, anualmente, exposições com trabalhos de crayon, carvão, grafite, pastel, aquarela e óleo sobre tela, para mostrar os progressos de suas alunas. Além de Caroline Florence, que se manteve à frente do colégio até 1899, foram suas diretoras Augusta Florence e Hermínia Michaellis, Cecília de Almeida, Elisa Sampaio, Rosa Fladt, Regina Martins (D. Guina) e, por último, Ana Pinto Duarte Paes (D. Aninha), que assumiu a propriedade da escola em 1928, alterando o seu nome para Escola Normal Livre de Jundiaí. Em 1946, esta foi encampada pela Prefeitura e transferida ao Estado, transformando-se, então, na Escola Normal e Colégio Estadual de Jundiaí. Já em prédio próprio, no  Bairro do Anhangabaú, transformou-se no Instituto de Educação Jundiaí e, por fim, na atual Escola Estadual Bispo Dom Gabriel Paulino de Bueno Couto.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 29 de novembro de ...
1911 Nascia em Jundiaí o fotógrafo amador Oswaldo Willy Fehr.
1955 Nascia em Jundiaí a escritora Thaty da Cunha Marcondes.
1955 Era criada em Jundiaí a Jundiá Filmes, responsável pela produção de filmes que contaram com atores locais e grandes nomes do cinema nacional.
1965 Nascia em Jundiaí o compositor Ailson do Amaral Vanderlei Jr.
1967 Falecia em São Paulo, aos 73 anos, o dramaturgo Francisco Antonio Vidile.
1969 Falecia em Jundiaí o violonista e compositor Rubens Torricelli.
1970 Nascia em Jundiaí a pintora e escultora Cristiane Suiter.
1971 Nascia em Jundiaí o diretor de cinema Renato Natal de Oliveira (Mindu).
2002 Falecia em Jundiaí o cantor e compositor Antonio Geromel.
2005 Falecia em São Paulo, aos 69 anos, o locutor esportivo Luiz Augusto Maltoni.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO