CINE-CLUBE DE ESQUINA

Espaço para filmes alternativos criado no final dos anos 70. Nessa época, um grupo de pessoas resolveu criar, em Jundiaí, um local para produções diferenciadas. O Cine-Clube de Esquina ocupou diversos locais, como o Gabinete de Leitura Ruy Barbosa e uma sala de esquina, próxima ao Grêmio C.P. Atuaram nesse tipo de atividade jornalistas e vídeo-makers como Leda Cassins, Eder Massucato e Ernesto Zambon. Entre os filmes que atraíram maior público são lembrados: Cidadão Kane, São Paulo S.A e O Homem Que Virou Suco, este, exibido no Gabinete de Leitura logo depois de conquistar prêmio em Moscou e um dia antes de ser proibido pela censura do regime militar. 

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 20 de julho de ...
1885 Nascia em Itu-SP o músico e maestro José Maria dos Passos.
1938 Falecia em Jundiaí, aos 63 anos, o médico Domingos Anastasio.
1947 Falecia em Jundiaí, aos 41 anos, o Professor João Muto.
2001 Falecia em São Paulo, aos 30 anos, o ilustrador e criador de histórias em quadrinhos e livros infantis Émerson Eduardo Luiz.
2002 Falecia em Jundiaí o ritmista Island Júnior.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada. Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada.
2019 Falecia em Jundiaí o metalúrgico, radialista e ex-vereador Rolando Giarola.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO