CHAVES, ELOY DE MIRANDA

(Pindamonhangaba, 27/12/1875 +19/4/1964) – Introdutor da energia elétrica em Jundiaí e patrono da Previdência Social no Brasil. Eloy Chaves começou a fazer-se conhecido em Jundiaí em 1896, quando se tornou o mais jovem promotor público da comarca. Em 1902, associou-se a Edgar de Souza, Aguiar de Andrade e José de Queiroz Telles, para fundar a Empresa Luz e Força de Jundiaí, com a qual iniciou o fornecimento de energia elétrica à cidade e fez a eletrificação da linha da Cia. Paulista de Estradas de Ferro entre Jundiaí e Campinas. Assumindo, mais tarde, o controle da Central Elétrica Rio Claro – à qual anexou os serviços de água e luz de Mogi Mirim –, implantou a Usina de Emas e estendeu sua atividade a grande parte do interior paulista, a ponto de se tornar o segundo maior produtor de energia elétrica do País. Paralelamente à atividade empresarial, Eloy Chaves desenvolveu brilhante carreira política, ocupando em Jundiaí os cargos de vereador e presidente da Câmara Municipal e, depois, os cargos de deputado federal, secretário da Justiça e secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo. Ao tempo em que esteve na Câmara Federal, apresentou e obteve aprovação para a Lei que instituiu a Previdência Social no País, a qual se tornou conhecida como “Lei Eloy Chaves”.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 16 de junho de ...
1927 Nascia em Jundiaí o escritor jurídico e fotógrafo amador Walter Campaz.
1952 Nascia em Morungaba-SP a contista, cronista e artista plástica Maria Helena de Paula Gomes Dias (Lena).
1966 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o professor João Duarte Paes.
1982 Falecia em Jundiaí, aos 47 anos, o professor, jornalista e radialista Nelson Álvaro de Figueiredo Brito.
1987 Falecia em Jundiaí, aos 83 anos, o intelectual autodidata Walter Gossner.    
2023 Falecia em Jundiaí, aos 82 anos, o advogado, radialista e professor universitário Reinaldo Ferraz de Barros Basile.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO