CARBOL, ÉDISON FERNANDES

Cineasta. Carbol começou a se interessar pelo cinema Super 8 mm em 1979, incentivado por seus amigos Jubá e Piteco. Com o apoio de seu pai, Dorival Carbol, foi em busca de novas teorias e técnicas dessa arte. Em 1981, produziu Isto é Clicheria, recebendo os prêmios de Melhor Filme de Humor, Melhor Filme do Júri Popular e Melhor Filme do Júri Oficial do I Festival de Cinema Super 8 mm de Jundiaí. Por essa produção, recebeu, também, o Troféu Cultural, instituído pelo Jornal Cultural, que, em sua edição de nº 13 (set/81), teceu-lhe a seguinte crítica: “Carbol, além de produzir Isto é Clicheria, assina também a direção e edição do filme. Além disso, mostra em seu filme uma ótima fotografia e uma excelente técnica, levando à tela todo o seu talento humorístico, visando satirizar os grandes filmes produzidos em Hollywood. Surpreendeu a todos, mostrando ser um dos nossos grandes cineastas.”

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 20 de julho de ...
1885 Nascia em Itu-SP o músico e maestro José Maria dos Passos.
1938 Falecia em Jundiaí, aos 63 anos, o médico Domingos Anastasio.
1947 Falecia em Jundiaí, aos 41 anos, o Professor João Muto.
2001 Falecia em São Paulo, aos 30 anos, o ilustrador e criador de histórias em quadrinhos e livros infantis Émerson Eduardo Luiz.
2002 Falecia em Jundiaí o ritmista Island Júnior.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada. Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada.
2019 Falecia em Jundiaí o metalúrgico, radialista e ex-vereador Rolando Giarola.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO