CAMPIGLIA, GUELFO OSCAR

(Jaú-SP, 1907 +São Paulo) – Pintor. Estudou desenho no Liceu de Artes e Ofícios em São Paulo, e pintura com Diógenes Campos Ayres e com o artista húngaro Edmundo Rabouck. Foi um dos fundadores da Associação Paulista de Belas Artes e participou do 1º, 5º e 6º Salões Livres. Obteve no Salão Paulista de Belas Artes, em 1942, o 2º Prêmio Prefeitura Municipal de São Paulo, e em 1943, Medalha de Bronze. Expôs na Galeria Itá, em 1944, em conjunto com Sarita Keffer, Ângelo Simeone, Edgard Gehlmeyer, Reynaldo Manske e Lélio Coluccini. Em 1945 expôs individualmente na Galeria Benedetti, e em 1947 participou da 1ª Exposição Circulante organizada pelo Gabinete de Leitura Ruy Barbosa. Essa exposição levou parte da pinacoteca do Gabinete até as cidades de Pinhal e Itapetininga. Também realizou outras exposições individuais em São Paulo e em várias cidades do interior do Estado. Seu nome ficou gravado em Jundiaí como patrono da pinacoteca do Gabinete.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 16 de junho de ...
1927 Nascia em Jundiaí o escritor jurídico e fotógrafo amador Walter Campaz.
1952 Nascia em Morungaba-SP a contista, cronista e artista plástica Maria Helena de Paula Gomes Dias (Lena).
1966 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o professor João Duarte Paes.
1982 Falecia em Jundiaí, aos 47 anos, o professor, jornalista e radialista Nelson Álvaro de Figueiredo Brito.
1987 Falecia em Jundiaí, aos 83 anos, o intelectual autodidata Walter Gossner.    
2023 Falecia em Jundiaí, aos 82 anos, o advogado, radialista e professor universitário Reinaldo Ferraz de Barros Basile.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO