BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL PROF. NELSON FOOT

Antigo prédio do Grupo Escolar “Cel. Siqueira de Moraes” sediou a Biblioteca Pública Municipal “Prof. Nelson Foot” de dez/83 a dez/2005

A expansão dos cursos superiores na cidade foi fator determinante para a criação desta Biblioteca Pública, tanto que, em seu princípio, foi ela conhecida como Sala de Leitura para Universitários. Instituída pela Lei Municipal nº 1749, de 20/10/1970, esta sala funcionou, durante cerca de um ano, na Rua Barão de Jundiaí, 1.033, com livros de Medicina, Direito, Administração de Empresas, Economia e Enfermagem. Em 18/12/1971, foi referida sala transformada em Biblioteca Pública Municipal, transferindo-se, então, para junto da Diretoria de Ensino e Assuntos Gerais, no antigo prédio do Centro de Saúde, na Praça dos Andradas, onde se encontra hoje a Secretaria Municipal de Integração Social (Semis). Em 2/9/1973, foi a mesma transferida para a Rua Rangel Pestana, 372 (prédio da extinta Cooperativa dos Empregados da Cia. Paulista de Estradas de Ferro), onde permaneceu durante seis anos, funcionando junto à Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo (Secet). Em 31/7/1979, ela foi levada para o antigo prédio do Grupo Escolar Cel. Siqueira Moraes, onde passou a fazer parte do chamado Centro Jundiaiense de Cultura, juntamente com o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí. Transferido o Museu para o Solar do Barão de Jundiaí, em 10/12/1983 a biblioteca passou a ocupar todo o prédio do velho Grupo Escolar, tendo ali instaladas, em 9/7/1985, as suas seções circulantes Infantil e Juvenil. Em 1990, aquele prédio passou por novas reformas, e o seu anfiteatro deu lugar à expansão da biblioteca, que ali opera, atualmente, uma seção infantil aparelhada com jogos pedagógicos. Contando com um acervo de aproximadamente 35.000 volumes, para consultas e retiradas, ela atende uma clientela composta, principalmente, por estudantes. Compõe-se dos seguintes setores: Pesquisa fixa (livros didáticos); setor circulante (literatura adulta e literatura infantojuvenil), com os livros apontados como os mais vendidos; sala de internet; sala de jornais, com os principais diários; sala de periódicos (cerca de 50 assinaturas de revistas semanais, quinzenais e mensais) e sala de estudos.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 24 de abril de ...
1875 Nascia em Petrópolis-RJ o músico Eduardo Tomanik.  
1929 Nascia em Jundiaí o cantor Durval de Brito Salles.
1957 Nascia em Jundiaí o violeiro e violonista Lázaro Purgato, conhecido como Corvo Branco ou Corvo Campeiro.
1959 Nascia em Itatiba-SP a pintora Elisabeth Fontana Suzan.
1971 Nascia em Jundiaí Débora Emi Mitsunaga, a primeira brasileira descendente de japoneses a ser eleita Miss Nikkey Internacional.
1976 Nascia em Campinas-SP o músico Christian Ricardo Guerreira dos Reis.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO