BARBOSA, EUCLIDES

(Jundiaí, 29/7/1923 +Palmeirópolis-TO, 29/5/2005) – Ator. Aos 12 anos como primeiro emprego, como aprendiz, na Contadoria da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Em 1939, com pouco mais de 16 anos, Euclides Barbosa tornou-se protagonista do filme O Cavaleiro da Serra, reconhecido como o primeiro faroeste realizado na América do Sul. Com uma compleição física avantajada, a ele coube o papel de “mocinho” na fita que estreiou em 28 de março de 1941, levando verdadeira multidão para assisti-la, no Cine Theatro Ideal. Euclides esteve envolvido também em outro filme local, Paixão de Brutos, rodado na Fazenda Ermida, o qual, entretanto, não chegou a ser concluído. Sempre disposto a aventuras, em 1954 Euclides foi para o Estado de  Goiás, com a missão de desassentar sem-terras que haviam se apossado de um latifúndio pertencente a uma grande instituição financeira. Graças ao seu poder de convencimento, ele conseguiu rápida solução para o impasse, acordando com os posseiros a devolução das terras ao banco em troca do lote em que estavam assentados. Daí, fixando-se também ele como fazendeiro no local, tornou-se um dos fundadores da cidade de Palmeirópolis – hoje pertencente ao Estado de Tocantins –, aonde se elegeu vereador, presidente da Câmara e vice-prefeito. O seu sepultamento naquela cidade foi realizado com honras militares e o seu nome foi atribuído a uma ponte que, já antes, era conhecida como Ponte Euclides Barbosa.

Barbosa, Euclides.
Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 16 de junho de ...
1927 Nascia em Jundiaí o escritor jurídico e fotógrafo amador Walter Campaz.
1952 Nascia em Morungaba-SP a contista, cronista e artista plástica Maria Helena de Paula Gomes Dias (Lena).
1966 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o professor João Duarte Paes.
1982 Falecia em Jundiaí, aos 47 anos, o professor, jornalista e radialista Nelson Álvaro de Figueiredo Brito.
1987 Falecia em Jundiaí, aos 83 anos, o intelectual autodidata Walter Gossner.    
2023 Falecia em Jundiaí, aos 82 anos, o advogado, radialista e professor universitário Reinaldo Ferraz de Barros Basile.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO