Bananal-SP, 25/2/1924 +Jundiaí, 31/10/2019 – Jurista e acadêmico. Filho de Syrius Ferreira de Almeida e Antonieta Maciel. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP, no Largo São Francisco, em 1950, Jorge Luiz de Almeida iniciou sua carreira no Ministério Público em 1952, atuando como Promotor de Justiça nas cidades de Ribeirão Preto, Valparaíso, Itararé, Tietê, Barretos, São José do Rio Preto, Jundiaí e São Paulo. Em 2 de junho de 1977 foi designado Procurador de Justiça, cargo no qual permaneceu até abril de 1981, quando ascendeu ao posto de Juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo, pelo critério do Quinto Constitucional. Pelo mesmo critério, veio a ser nomeado Desembargador em 5 de setembro de 1984. Em paralelo à carreira no serviço público, foi diretor da Faculdade de Direito Padre Anchieta, na época de sua instalação, ministrou cursos preparatórios de ingresso na carreira jurídica, lecionou Direito Civil e foi orientador de postulantes ao mestrado na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e na Faculdade de Direito Metodista, de Piracicaba. Entre seus trabalhos publicados, destaca-se “Da Condução Coercitiva”, publicado pela revista Justitia, além de numerosas crônicas escritas para a antologia Letras Acadêmicas, publicada pela Academia Jundiaiense de Letras, entidade na qual ocupou a cadeira Menotti Del Picchia como membro-fundador.Também foi um dos fundadores da Academia Jundiaiense de Letras e Ciências Jurídicas.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 29 de novembro de ...
1911 Nascia em Jundiaí o fotógrafo amador Oswaldo Willy Fehr.
1955 Nascia em Jundiaí a escritora Thaty da Cunha Marcondes.
1955 Era criada em Jundiaí a Jundiá Filmes, responsável pela produção de filmes que contaram com atores locais e grandes nomes do cinema nacional.
1965 Nascia em Jundiaí o compositor Ailson do Amaral Vanderlei Jr.
1967 Falecia em São Paulo, aos 73 anos, o dramaturgo Francisco Antonio Vidile.
1969 Falecia em Jundiaí o violonista e compositor Rubens Torricelli.
1970 Nascia em Jundiaí a pintora e escultora Cristiane Suiter.
1971 Nascia em Jundiaí o diretor de cinema Renato Natal de Oliveira (Mindu).
2002 Falecia em Jundiaí o cantor e compositor Antonio Geromel.
2005 Falecia em São Paulo, aos 69 anos, o locutor esportivo Luiz Augusto Maltoni.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO