Jundiaí, 24/2/1917 +25/10/2005 – Pianista, cantora lírica, poetisa e declamadora. Nerina Eichemberger formou-se professora pela antiga Escola Normal Livre de Jundiaí. Lecionou no Ginásio Rosa e foi cronista do extinto jornal A Folha, onde assinava seus textos sob o pseudônimo Rute. Em 1995 publicou o livro “Espeto e a Volta ao Mundo”, com história criada por seus ex-alunos do Ginásio Rosa, em 1963. Participou, por vários anos, da antologia Letras Acadêmicas, publicada pela Academia Jundiaiense de Letras, entidade na qual ocupou a cadeira de nº 7, tendo como patrono José Feliciano de Oliveira. Na área musical, Nerina teve aulas de piano com os professores Deodato Pestana, Katarina Redelewski, Dona Nenê e Jahyr Accioly – com quem fez aperfeiçoamento. No Canto, teve como orientadora a professora Haydée Dumangin Mojola. Nas décadas de 1930 e 1940, se apresentou inúmeras vezes no Cine Theatro Polytheama e no Cine Ideal, participando de festivais beneficentes organizados pela professora Glória Rocha. Num desses festivais, foi aclamada por grande plateia quando cantou “No Tabuleiro da Baiana”, em dueto com Walter Savaglia, tendo que retornar três vezes ao palco para repetir a apresentação. Após abandonar o canto, passou a se concentrar no piano e na poesia, dando audições na Academia Jundiaiense de Letras e também se apresentando, a convite, em outros eventos de caráter cultural, inclusive fora de Jundiaí. Entre suas apresentações fora da cidade, destacam-se uma que realizou no Tênis Clube de Campinas e outra na Casa dos Tangos, em Buenos Aires (Argentina).

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 29 de novembro de ...
1911 Nascia em Jundiaí o fotógrafo amador Oswaldo Willy Fehr.
1955 Nascia em Jundiaí a escritora Thaty da Cunha Marcondes.
1955 Era criada em Jundiaí a Jundiá Filmes, responsável pela produção de filmes que contaram com atores locais e grandes nomes do cinema nacional.
1965 Nascia em Jundiaí o compositor Ailson do Amaral Vanderlei Jr.
1967 Falecia em São Paulo, aos 73 anos, o dramaturgo Francisco Antonio Vidile.
1969 Falecia em Jundiaí o violonista e compositor Rubens Torricelli.
1970 Nascia em Jundiaí a pintora e escultora Cristiane Suiter.
1971 Nascia em Jundiaí o diretor de cinema Renato Natal de Oliveira (Mindu).
2002 Falecia em Jundiaí o cantor e compositor Antonio Geromel.
2005 Falecia em São Paulo, aos 69 anos, o locutor esportivo Luiz Augusto Maltoni.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO