O Quadrante Vento Sul em uma de suas apresentações no início dos anos 1980

QUADRANTE EXPERIMENTAL VENTO SUL – Surgido no final dos anos 1970, o Vento Sul foi uma mescla de grupo musical e literário que venceu diversos festivais no Estado de São Paulo, acumulando medalhas, troféus e outros prêmios. Sua formação contava com Jardel Caetano, Roberto Rodrigues, Adolfo Mizuta, Ton Fonseca e Luiz Rondon, mas por ele também passaram outros músicos, como Edilson, Odalício e Divanir Sanfoneiro. Com um repertório de vanguarda para o período militar – eram composições próprias e de autores como Vandré, Chico Buarque, Milton Nascimento e Mercedes Sosa –, o grupo chegou a causar incômodo aos defensores do regime, a ponto de alguns de seus integrantes – como Mizuta (hoje no bem humorado Zhen Brasil) – serem chamados para prestar depoimento na censura e de terem os seus shows vigiados por conhecidos informantes do governo. O grupo encerrou as atividades ainda nos anos 1980.

Integrantes do Vento Sul na época em que foi formado: Sandra Caetano Costa, Divanir Sanfoneiro, Luizinho Rondon, Edilson, Ton Fonseca, Jardel Caetano, Adolfo Mizuta e Jussara Caetano
Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 18 de julho de ...
1961 Falecia em Jundiaí, aos 80 anos, o ex-vereador Osmundo dos Santos Pellegrini.
1961 Falecia em Jundiaí, aos 86 anos, o poeta e dramaturgo Taurino Araújo.
1975 Nascia em São José do Rio Preto-SP o violinista Ederson Albanez Antonio (Guino).
1996 Falecia em São Paulo, aos 70 anos, Aldo Perracini, um dos pioneiros do ensino renovado.
1999 Falecia em Jundiaí, aos 77 anos, o músico Antenor Nicola Biancardi (Nonô).

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO