PEREIRA NETTO, FRANCISCO CARLOS

(Jundiaí, 25/9/1907 +19/11/1980) – Ferroviário e projetista de arquitetura. Filho de Antonio Carlos Pereira e Ana Nascimbene Pereira. Estudou, em criança, no Grupo Escolar Conde do Parnaíba, onde foi aluno do professor Anselmo Mazzola, e cursou o ginasial no Colégio Bento Quirino, em Campinas, com aplicação nas disciplinas de Desenho, Matemática e Projetos I. Como, já aos 14 anos, se tornasse escriturário da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, os seus estudos em Campinas tiveram que ser feitos à noite, viajando ele em trens de carga, pois só retornava a Jundiaí de madrugada. Seu grande sonho era tornar-se engenheiro-arquiteto, porém, a sua única opção de estudo nessa área foi a Escola Internacional de Arquitetura da Argentina, em um curso feito por correspondência, não reconhecido no Brasil. Mesmo assim, Francisco Carlos pode aplicar seus conhecimentos em numerosos projetos, principalmente na região central de Jundiaí, incluindo-se, entre estes, o do prédio onde funcionou o Café Cometa, junto à Praça Governador Pedro de Toledo, o qual se preserva até os dias de hoje. Também colaborou com Giácomo Venchiarutti na grande reforma do Cine Theatro Polytheama, em 1927. Também foi membro atuante da Sociedade Jundiaiense de Cultura Artística e do Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, e sócio-fundador do Clube Jundiaiense. Foi casado com Elvira Checchinato Pereira com quem teve os filhos Nydia Marina (casada com Eduard Lauterbach), Eduardo (arquiteto, casado com Verônica Sanduvett) e Neyde Carlos Pereira (solteira).

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 16 de junho de ...
1927 Nascia em Jundiaí o escritor jurídico e fotógrafo amador Walter Campaz.
1952 Nascia em Morungaba-SP a contista, cronista e artista plástica Maria Helena de Paula Gomes Dias (Lena).
1966 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o professor João Duarte Paes.
1982 Falecia em Jundiaí, aos 47 anos, o professor, jornalista e radialista Nelson Álvaro de Figueiredo Brito.
1987 Falecia em Jundiaí, aos 83 anos, o intelectual autodidata Walter Gossner.    
2023 Falecia em Jundiaí, aos 82 anos, o advogado, radialista e professor universitário Reinaldo Ferraz de Barros Basile.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO