(Santana do Parnaíba-SP 30/8/1920 +Jundiaí, 12/6/2002) – Ator, bailarino, coreógrafo, iluminador, diretor teatral e pintor. Nome artístico: Paulo Penteado. Tião Penteado – como era chamado pelos amigos – fez seus estudos regulares na antiga Escola Normal de Jundiaí e no Ginásio José Bonifácio, onde aprendeu desenho com o professor Giácomo Ítria. Seu interesse pela arte dramática surgiu nos tempos de infância, quando começou a frequentar o Cine Theatro Polytheama. Aos l6 anos já interpretava. Nessa época, Glória Rocha foi sua parceira em tangos, sapateados e dança russa. Fez cursos de iluminação, cenografia, maquilagem, marionete e ventriloquia na Escola de Arte Dramática em São Paulo. Dirigiu os extintos Grupo Guarany de Comédias e Teatro Amador do Sesi e, por último, o Teatro de Veteranos de Jundiaí. Também atuou no cinema, interpretando um dos papéis ponta do filme Crepúsculo do Ódios, que foi rodado em Jundiaí e estreou no Cine Ipiranga em 15 de janeiro de 1959, tendo no elenco principal Luigi Picchi, Carlos Zara, Léo Avelar Norma de Andrade e Aurora Duarte. Após o encerramento das atividades do Grupo Guarany de Comédias, em 1962, Paulo Penteado prestou concurso para dirigir o Teatro Amador do Sesi, onde permaneceu durante onze anos. Entre as muitas peças que dirigiu neste grupo, ganhou especial destaque O Santo Milagroso, de Lauro César Muniz, que venceu o Campeonato Amador de Teatro do Interior, realizado em Campinas, em 1966. No grupo Teatro de Veteranos de Jundiaí, dirigiu as peças, Arsênico e Alfazema, de J. Kesselring; Sonhando com a Ribalta, de G. B. Tomanik, Quarto de Empregada, de Roberto Freire, e Um Rapaz Feio, de Paulo Magalhães, que foram representadas várias vezes na Sala Glória Rocha e no Teatro Argos. Como pintor, realizou uma individual no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, contando, para isso, com o incentivo de José Faggiano do Espírito Santo e a colaboração do artista plástico Inos Corradin. Nessa mostra, apresentou cenas urbanas de Minas Gerais e da Bahia, cenas rurais e paisagens litorâneas.

Sebastião Penteado (ao centro) em cena do filme Crepúsculo de Ódios
Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 29 de novembro de ...
1911 Nascia em Jundiaí o fotógrafo amador Oswaldo Willy Fehr.
1955 Nascia em Jundiaí a escritora Thaty da Cunha Marcondes.
1955 Era criada em Jundiaí a Jundiá Filmes, responsável pela produção de filmes que contaram com atores locais e grandes nomes do cinema nacional.
1965 Nascia em Jundiaí o compositor Ailson do Amaral Vanderlei Jr.
1967 Falecia em São Paulo, aos 73 anos, o dramaturgo Francisco Antonio Vidile.
1969 Falecia em Jundiaí o violonista e compositor Rubens Torricelli.
1970 Nascia em Jundiaí a pintora e escultora Cristiane Suiter.
1971 Nascia em Jundiaí o diretor de cinema Renato Natal de Oliveira (Mindu).
2002 Falecia em Jundiaí o cantor e compositor Antonio Geromel.
2005 Falecia em São Paulo, aos 69 anos, o locutor esportivo Luiz Augusto Maltoni.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO