PELLICCIARI, SPERANDIO

(San Felice, Província de Modena, Itália, 11/2/1866 +Jundiaí, 27/10/1965) – Foi um pioneiro na indústria de cadeiras no Brasil e também se dedicou à música. Sperandio Pellicciari tinha 20 anos quando emigrou para o Brasil. Ao mesmo tempo em que buscava dar início ao seu empreendimento no ramo do mobiliário, fez-se clarinetista da Banda da Força Pública, na capital, a fim de exercitar os conhecimentos musicais trazidos de sua terra natal. Em 1899, utilizando-se da força hidráulica de uma roda d’água instalada junto ao rio Guapeva, Sperandio deu ao País as primeiras cadeiras genuinamente nacionais. Até essa época, o Brasil tinha que importar suas cadeiras da Áustria, que as fornecia, praticamente, para todo o mundo. A mobília produzida por sua Grande Fábrica de Cadeiras, Tornearia e Marcenaria foi uma das grandes atrações da Exposição Internacional de Gênova, em 1914, por suas linhas e altíssima qualidade. Em 1927, por ocasião da grande reforma do Cine-Theatro Polytheama, foi produzido em sua fábrica todo o mobiliário que guarneceu essa casa de espetáculos, cuja capacidade passou para 2.800 lugares. Sperandio Pellicciari exerceu suas atividades sempre na Ponte São João, onde criou os seus filhos, que lhe herdaram, além do amor ao trabalho, o pendor pela música. Foi grande incentivador das atividades sócio-culturais do bairro, inclusive se tornando um dos fundadores do São João Futebol Clube em 1910.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 16 de junho de ...
1927 Nascia em Jundiaí o escritor jurídico e fotógrafo amador Walter Campaz.
1952 Nascia em Morungaba-SP a contista, cronista e artista plástica Maria Helena de Paula Gomes Dias (Lena).
1966 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o professor João Duarte Paes.
1982 Falecia em Jundiaí, aos 47 anos, o professor, jornalista e radialista Nelson Álvaro de Figueiredo Brito.
1987 Falecia em Jundiaí, aos 83 anos, o intelectual autodidata Walter Gossner.    
2023 Falecia em Jundiaí, aos 82 anos, o advogado, radialista e professor universitário Reinaldo Ferraz de Barros Basile.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO