OLIVEIRA, JOÃO DA SILVA

(Jundiaí, 11/1/1888 +20/6/1974) – Músico, maestro e compositor. Aos oito anos, iniciou-se musicalmente e, aos dez já era 2º pistonista da banda da Vila Arens, então regida pelo maestro João Batista Mendes da Silva. Aos l4, passou a tocar na Banda Paulista, definindo-se, de vez, pela carreira de músico. Estudou harmonia com os maestros José Bovolenta, David Mendes Silva e Francisco Farina. Foi regente de várias corporações musicais de Jundiaí, como as bandas Euterpe, Paulista, União Brasileira e Lyra Traviuvense, e também da banda Paris, que foi formada na cidade de Itatiba-SP, na primeira metade do século XX. Foi, ainda, o criador do Conjunto Guaracema, formado somente por acordeonistas. Como compositor, deixou várias marchas, valsas, sambas e hinos que vieram incorporar-se aos repertórios das bandas jundiaienses, destacando-se, entre essas obras, a Marcha de Jundiaí – premiada com Medalha de Prata em concurso realizado em Peruglia (Itália) –, o Hino da Região Escolar de Jundiaí e o Hino do Sesquicentenário da Pia União das Filhas de Maria. João da Silva Oliveira lecionou particularmente para dezenas de jundiaienses, havendo sido, ao mesmo tempo, professor de Canto Orfeônico da antiga Escola Normal de Jundiaí, do Ginásio Padre Anchieta e do Conservatório Musical Campinas. Sua composição Jundiaí foi uma das escolhidas para compor o primeiro LP da Banda São João Batista, lançado em 1987. Sua contribuição para a cultura de Jundiaí, no âmbito musical, é mencionada em numerosas publicações, incluindo o Dicionário Jundiaiense de Música, publicado em 1999.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 14 de junho de ...
1898 Falecia em Jundiaí, aos 56 anos, Antonio Damásio Santos, o primeiro jundiaiense nato a administrar a cidade com o título de intendente.
1912 Nascia em Jundiaí o pintor Arthêmio Matiazzo.
1924 Nascia em Milão, Itália, o fotógrafo Lívio Tagliacarne.
1928 Nascia no Rio de Janeiro a poetisa Hilda Santos da Silva.
1936 Nascia em Jundiaí o professor e engenheiro naval Dayr Schiozer.
1965 Nascia em Jundiaí a pintora Isabel Cristina Baptistella Araújo.
1986 Falecia em Jundiaí, aos 94 anos, a professora e poetisa Maria de Toledo Pontes.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o artista plástico Issis Martins Roda.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO