MEIRELLES, HELOÍSA TORRES

Violoncelista. Iniciou seus estudos de violoncelo aos oito anos, com Leonel Dias, na Escola de Música de Jundiaí. Mais tarde, passou a estudar com Zigmundo Kubala e Mônica Wolf e, aos onze anos, começou a participar dos festivais de música de Tatuí-SP, Teresópolis-RJ, Londrina-PR e Campos do Jordão-SP. Foi integrante da Orquestra Sinfônica Jovem de Jundiaí e da Orquestra Experimental de Repertório de São Paulo. Como solista, tocou com a Orquestra Sinfônica Jovem de Jundiaí, Orquestra Sinfônica de Piracicaba-SP e Orquestra Sinfônica da Universidade de Campinas. Graduou-se como solista na Universidade Estadual de Campinas, sob orientação de Antônio Lauro Del Claro. Mantém intensa atividade camerística e toca na Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo. Em 1983, foi distinguida com o Prêmio Revelação do Estado, no Concurso Estímulo para Jovens Instrumentistas; em 1985, classificou-se em 1º lugar no Concurso Estímulo para Jovens Instrumentistas do Estado; em 1989, obteve o 1º prêmio no Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil, e em 1991, foi vencedora do Concurso para Jovens Talentosos – certame este promovido pelo Rotary Club de Campinas, que lhe conferiu como prêmio a participação no Pan Pacific Music Camp, realizado em Sidney-Austrália, em janeiro de 1992, sob patrocínio do Rotary Internacional. Nessa oportunidade, Heloísa integrou a orquestra do festival de Sidney numa turnê de concertos em Auckland, Wellington, Rotarua e Christchur (Nova Zelândia). Em 1993, novamente representando o Brasil, foi selecionada para integrar a Orquestra Mundial da Jeunesses Musicales, juntamente com outros 100 jovens músicos de todo o mundo, realizando concertos no Canadá, Noruega, Alemanha, Holanda e Polônia. Ainda em 1993, participou do grupo Anima, ao lado do violinista José Gramani e do violeiro Ivan Vilela. Em Jundiaí, apresentou-se numerosas vezes na Sala Jahyr Accioly (Museu Histórico e Cultural de Jundiaí), na Sala Glória Rocha (Centro das Artes) e em concertos promovidos pela Escola de Música de Jundiaí e na Semana do Músico, promovida pela Coordenadoria Municipal de Cultura e Turismo. Desde 1997, Heloísa Meirelles atua como solista da Orquestra Sinfônica do Estado e desenvolve atividades camerísticas e pedagógicas na capital paulista. Em 2001 participou de concertos em Jundiaí, na comemoração dos 30 anos da E.M.J.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 24 de abril de ...
1875 Nascia em Petrópolis-RJ o músico Eduardo Tomanik.  
1929 Nascia em Jundiaí o cantor Durval de Brito Salles.
1957 Nascia em Jundiaí o violeiro e violonista Lázaro Purgato, conhecido como Corvo Branco ou Corvo Campeiro.
1959 Nascia em Itatiba-SP a pintora Elisabeth Fontana Suzan.
1971 Nascia em Jundiaí Débora Emi Mitsunaga, a primeira brasileira descendente de japoneses a ser eleita Miss Nikkey Internacional.
1976 Nascia em Campinas-SP o músico Christian Ricardo Guerreira dos Reis.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO