MARCHI, BENEDICTO

(São Roque, 14/7/1930) – Professor. Apelido: Beni. Filho de José Marchi e Filomena Estela Maria Marchi. Beni Marchi veio morar em Jundiaí com 12 anos de idade, quando seu pai, que era funcionário público, foi transferido para esta região. Prosseguindo aqui os seus estudos e, depois, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, bacharelou-se em Línguas Neolatinas em 1954. Lecionou Latim, Português, Francês, Espanhol e Italiano em colégios como o antigo Instituto de Educação, as Escolas Padre Anchieta, o Ginásio Rosa, a Escola Estadual Prof. Luiz Rivelli e a Escola Técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti, na qual também foi diretor. Aposentou-se depois de 41 anos de atividades no ensino. Dos seus quatro filhos (todos homens), dois se formaram médicos, um administrador de empresas e o outro engenheiro elétrico. Beni Marchi colaborou no jornal A Folha, na década de 1950; organizou, em parceria com o poeta Fábio Rodrigues Mendes, a Coletânea Jundiaiense de Poesias (Tipografia Jundiá, 1964); prefaciou o livro Miscelânea de Amor, de Luiz Lourenço Gonçalves (Edições Paulinas, 1972) e tem pronto para publicação o seu livro de crônicas Sementes do Espírito.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 14 de junho de ...
1898 Falecia em Jundiaí, aos 56 anos, Antonio Damásio Santos, o primeiro jundiaiense nato a administrar a cidade com o título de intendente.
1912 Nascia em Jundiaí o pintor Arthêmio Matiazzo.
1924 Nascia em Milão, Itália, o fotógrafo Lívio Tagliacarne.
1928 Nascia no Rio de Janeiro a poetisa Hilda Santos da Silva.
1936 Nascia em Jundiaí o professor e engenheiro naval Dayr Schiozer.
1965 Nascia em Jundiaí a pintora Isabel Cristina Baptistella Araújo.
1986 Falecia em Jundiaí, aos 94 anos, a professora e poetisa Maria de Toledo Pontes.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o artista plástico Issis Martins Roda.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO