MANZATTO, NELSON

(Jundiaí, 4/11/1950) – Jornalista, cronista e romancista. Atua na imprensa desde 1970, havendo passado por publicações como o Jornal da Cidade (Jundiaí), Jornal de Domingo, Diário do Povo e Correio Popular (Campinas), até 1997, quando retornou a Jundiaí, como redator do Jornal de Jundiaí. Em 2000, foi promovido a editor-chefe do JJ e em setembro de 2001 passou a publicar as suas crônicas nesse órgão, normalmente, aos domingos, no caderno Leitura. Manzatto revelou-se como romancista em 1998, ao vencer concurso promovido pela Fundação Casa da Cultura de Jundiaí (Projeto Autores Jundiaienses). O trabalho premiado no concurso, sob o título Surfistas Ferroviários – ou A História de Luzinete, foi publicado em livro em 1999. Afora esse romance, Manzatto tem crônicas publicadas nas antologias Luz e Sombra, Energia Latente, A Forja da Liberdade e a Árvore da Liberdade, todas da Editora Arnaldo Giraldo, e em Letras Acadêmicas, publicação anual da Academia Jundiaiense de Letras, entidade da qual faz parte desde setembro de 2002. Em 2003, obteve a 1ª e 2ª colocações em concursos da Editora Arnaldo Giraldo, com as crônicas Bolacha Maria ou o Corpo de Cristo e Café com Leite, respectivamente.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 20 de julho de ...
1885 Nascia em Itu-SP o músico e maestro José Maria dos Passos.
1938 Falecia em Jundiaí, aos 63 anos, o médico Domingos Anastasio.
1947 Falecia em Jundiaí, aos 41 anos, o Professor João Muto.
2001 Falecia em São Paulo, aos 30 anos, o ilustrador e criador de histórias em quadrinhos e livros infantis Émerson Eduardo Luiz.
2002 Falecia em Jundiaí o ritmista Island Júnior.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada. Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada.
2019 Falecia em Jundiaí o metalúrgico, radialista e ex-vereador Rolando Giarola.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO