LACORTE, ARSÊNIO

(Jaguari-MG, 1897 +Jundiaí, 1927) – Poeta. Desde os nove anos, quando frequentava a escola italiana – que funcionava no salão da Sociedade Vinte de Setembro de Socorros Mútuos, de São José do Rio Pardo – Arsênio Lacorte revelou tendências para a poesia, compondo, em seus cadernos escolares, quadras que causavam admiração aos colegas das classes superiores e ao professor. Mais tarde, por algum tempo, deixou de lado a poesia, para dedicar-se à música, chegando a compor numerosas peças dançantes, que executava habilmente ao violino, instrumento do qual fora aluno do professor Arcolani. Exerceu a profissão de fotógrafo, que aprendera com seu pai, Benjamim Lacorte, reservando suas horas vagas para a leitura e os estudos. Dotado de memória privilegiada, sabia de cor poemas de Camões, Bocage, Castilho, Guerra Junqueiro, Bilac, Casimiro de Abreu, Gonçalves Dias, João de Deus, Giácomo Leopardi, D’Anúzio e outros gênios da poesia. Educado por italianos, Arsênio cultivou a língua italiana mais que a portuguesa, tendo estudado aprofundadamente a história, a arte e a ciência da terra de seus pais. Viveu seus poucos anos de juventude e idade adulta sempre entre o laboratório fotográfico e os livros, raramente saindo às ruas ou frequentando reuniões sociais. Pouco antes de morrer, publicou o livro Poesias D’Oltre Oceano, impresso pela tipografia Parnaso, de Triestre, o qual mereceu elogios dos maiores críticos italianos.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 14 de junho de ...
1898 Falecia em Jundiaí, aos 56 anos, Antonio Damásio Santos, o primeiro jundiaiense nato a administrar a cidade com o título de intendente.
1912 Nascia em Jundiaí o pintor Arthêmio Matiazzo.
1924 Nascia em Milão, Itália, o fotógrafo Lívio Tagliacarne.
1928 Nascia no Rio de Janeiro a poetisa Hilda Santos da Silva.
1936 Nascia em Jundiaí o professor e engenheiro naval Dayr Schiozer.
1965 Nascia em Jundiaí a pintora Isabel Cristina Baptistella Araújo.
1986 Falecia em Jundiaí, aos 94 anos, a professora e poetisa Maria de Toledo Pontes.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o artista plástico Issis Martins Roda.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO