HUMBERTO, AMANTINA BIANCA FELIZATTI

(São Paulo, 10/6/1921) – Escritora e artista plástica. Assina: Branca. Fez seus primeiros estudos no Externato São José (Rua da Glória) e curso de italiano, no Ipiranga, em São Paulo. Completou o ginásio em Jundiaí, aos 47 anos, e prosseguiu os estudos como autodidata e com a ajuda de professores particulares. Colaborou no jornal Vozes da Catedral e participou das antologias Momentos de Inspiração (1980) e Jundiaí Poética (1984). Escreveu Romeu e Julieta Nesta Noite de Natal, para teatro de fantoches (trabalho apresentado no Aprendizado Agrícola D. José Gaspar, em 1980) e adaptou As Solteironas dos Chapéus Verdes, de Germane Acremant, ambientando o seu cenário e personagens no Brasil (peça encenada no Colégio Divino Salvador, em 1982). É autora do romance Duas Interrogações e tem outros textos inéditos, entre crônicas, contos e poemas. Como pintora, participou de várias mostras coletivas com alunas da professora Sônia Carletti e também fez uma individual em 1998. Em suas telas, Branca tem se dedicado a pintar paisagens de Jundiaí, numa tentativa de resgatar a memória da cidade que a acolheu e onde criou raízes. Está catalogada no Dicionário Jundiaiense de Literatura e no Dicionário Jundiaiense de Artes Cênicas , de Celso de Paula (Ed. Literarte, Jundiaí, 1999).

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 14 de junho de ...
1898 Falecia em Jundiaí, aos 56 anos, Antonio Damásio Santos, o primeiro jundiaiense nato a administrar a cidade com o título de intendente.
1912 Nascia em Jundiaí o pintor Arthêmio Matiazzo.
1924 Nascia em Milão, Itália, o fotógrafo Lívio Tagliacarne.
1928 Nascia no Rio de Janeiro a poetisa Hilda Santos da Silva.
1936 Nascia em Jundiaí o professor e engenheiro naval Dayr Schiozer.
1965 Nascia em Jundiaí a pintora Isabel Cristina Baptistella Araújo.
1986 Falecia em Jundiaí, aos 94 anos, a professora e poetisa Maria de Toledo Pontes.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o artista plástico Issis Martins Roda.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO