GIL, ANTONIO ENIO AGUIAR

(Jundiaí, 14/10/1945) – Saxofonista, clarinetista e arranjador. Antonio Ênio iniciou seus estudos musicais aos oito anos de idade, sob orientação do pai, professor Luiz Gonzaga Gil. Aos nove anos passou a integrar a Banda Paulista, tocando requinta sob regência do maestro Paulo Mário de Souza. Nesta corporação fez solo de várias peças musicais, entre elas, Clara – para clarinete. Antonio Ênio aperfeiçoou os estudos de clarinete no Colégio Musical da Fundação Armando Álvares Penteado, com o professor Leonardo Righi, 1º clarinete da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo. No mesmo colégio, também aprendeu teoria e harmonia e fez parte da Orquestra Juvenil que era mantida pela instituição. Em 1959 ingressou na Orquestra Infantojuvenil de Jundiaí, que se apresentava em clubes da cidade – como o Grêmio C.P. e Clube Jundiaiense – e na antiga TV Tupi, onde o grupo conquistou troféus no programa infantojuvenil Os Melhores da Semana. Em 1964 integrou a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Também tocou na Orquestra City Swing e na Orquestra Universal de Jundiaí – com a qual gravou em 1967, o LP Dance com o Sucesso, sob o comando de Aylton Mário de Souza. Participou de inúmeros festivais e shows, tendo se apresentado no Clube Sírio-Libanês com a Orquestra de Chiquinho de Morais, Wilson Simonal e Marlene. Seu trabalho atual na música compreende apresentações em clubes tocando em conjuntos musicais e orquestras.

1958: Luiz Gonzaga e Antonio Ênio, integrantes da Banda Paulista
Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 20 de julho de ...
1885 Nascia em Itu-SP o músico e maestro José Maria dos Passos.
1938 Falecia em Jundiaí, aos 63 anos, o médico Domingos Anastasio.
1947 Falecia em Jundiaí, aos 41 anos, o Professor João Muto.
2001 Falecia em São Paulo, aos 30 anos, o ilustrador e criador de histórias em quadrinhos e livros infantis Émerson Eduardo Luiz.
2002 Falecia em Jundiaí o ritmista Island Júnior.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada. Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada.
2019 Falecia em Jundiaí o metalúrgico, radialista e ex-vereador Rolando Giarola.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO