FURQUIM, SILVÉRIO

(Itu-SP, 20/9/1915 +Jundiaí, 19/9/1993) – Trombonista e maestro. Silvério Furquim iniciou sua carreira musical aos 11 anos de idade, tocando gênis de harmonia na Banda da Fazenda São Simão, em Cabreúva-SP. Aos 18 anos, transferiu-se para Jundiaí, vindo integrar a Banda da Cruzada da Mocidade Católica, a convite do maestro Ricieri Cecato. Em 1935, sob regência desse maestro, tocou na Banda Ítalo-Brasileira. Já em 1939, ingressou na Banda Paulista, então sob regência do maestro João Varanda. Como solista de trombone, executou peças famosas, tais como Fantasias do Rigoletto, de Verdi, e Cavalaria Rusticana, de Mascagni. De 1944 a 1958, integrou a Banda da Sociedade Musical e Recreativa União Brasileira, onde teve como regentes os maestros Frederico Nano e Orestes Pellicciari. Também, nesta época, tocou ao lado de Carlos Pipper, na orquestra do Circo Águias Humanas. Em 1964, com os filhos Bruno e Antônio, montou o grupo Furquim e Seu Conjunto Orquestral, com o qual animou grandes bailes em clubes do interior e da capital, acompanhando artistas famosos, como Agnaldo Rayol, Rinaldo Calheiros, Germano Mathias, Gilbert, Carlos Gonzaga e outros. Em 1968, participou do primeiro baile de gala do Teatro Municipal de São Paulo. Depois de encerrar as atividades do grupo (1971), Silvério Furquim passou a integrar outras orquestras e bandas da região, como a Banda Municipal Carlos Gomes, de Campo Limpo Paulista, na qual ingressou em 1979, sob regência do maestro Luiz Carelli, e cuja direção assumiu em 1985 e só deixou em 1990, por motivo de doença. Fez parte, ainda, da Orquestra Universal, sob regência do maestro Paulo Mário de Souza; do City Swing Jazz, de Alcides Antonio Marques, e da Orquestra Marajoara, na qual atuou como diretor musical. Também, em muitas ocasiões, Silvério Furquim prestou serviços na Banda Municipal de Jarinu e na Bandinha do Carlitos.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 24 de abril de ...
1875 Nascia em Petrópolis-RJ o músico Eduardo Tomanik.  
1929 Nascia em Jundiaí o cantor Durval de Brito Salles.
1957 Nascia em Jundiaí o violeiro e violonista Lázaro Purgato, conhecido como Corvo Branco ou Corvo Campeiro.
1959 Nascia em Itatiba-SP a pintora Elisabeth Fontana Suzan.
1971 Nascia em Jundiaí Débora Emi Mitsunaga, a primeira brasileira descendente de japoneses a ser eleita Miss Nikkey Internacional.
1976 Nascia em Campinas-SP o músico Christian Ricardo Guerreira dos Reis.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO