(São Paulo, 10/4/1963) – Musicista. Iniciou os estudos de música com a mãe, a professora Josette Feres, aos quatro anos de idade. Bacharelada em Regência Musical pela Universidade Estadual de Campinas, em 1986, Cláudia Feres deu sequência aos seus estudos na Universidade de Cincinatti, Estado de Ohio, EUA, onde teve aulas particulares com o maestro Teri Murai. Depois, ao lado de seu marido, o regente Marcelo Stassi, viveu na cidade norte-americana de Chicago, onde estudou na Northwestern University, sob orientação do maestro Victor Yampolski. Posteriormente, frequentou cursos de orquestra de câmara em Trieste, Itália, e foi aprovada em concurso promovido pelo governo da Tchecoslováquia, onde pôde reger a famosa Orquestra da Rádio de Praga. No Brasil, teve como mestres os maestros Eleazar de Carvalho, Fábio Mechetti, Manoel Ivo Cruz e Henrique Gregori. Seu trabalho como regente titular da Orquestra Jovem de Jundiaí, de 1982 a 1986, rendeu-lhe a Medalha de Honra ao Mérito, outorgada pela Prefeitura de Jundiaí. Além de apresentar-se à frente de muitas orquestras famosas, como a Sinfônica da Universidade de Londrina, a Sinfônica de Porto Alegre, a Sinfônica do Estado de São Paulo, a Sinfônica Nacional da Ucrânia, a Opera Giocosa Del Friuli Venezia e a North Shore Chamber, Cláudia foi regente residente no Teatro Artur de Azevedo, em São Luiz do Maranhão. Em 2002, participou do projeto Avon Women in Concert e regeu no Ibirapuera orquestra com mais de 60 músicos, incluindo a soprano Bárbara Hendricks e o tenor Alessandro Safina. Em abril de 2003, regeu concerto da Orquestra Sinfonia Cultura, de São Paulo, dedicado à música russa, e em setembro do mesmo ano esteve à frente da Orquestra Filarmônica de Mulheres, quando da apresentação da famosa soprano neozelandesa Kiri Te Kanawa no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Antes de mudar-se para os Estados Unidos, Cláudia Feres exercia o cargo de diretora da área de performance da Escola de Música de Jundiaí e era regente da Orquestra de Câmara de Jundiaí.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 29 de novembro de ...
1911 Nascia em Jundiaí o fotógrafo amador Oswaldo Willy Fehr.
1955 Nascia em Jundiaí a escritora Thaty da Cunha Marcondes.
1955 Era criada em Jundiaí a Jundiá Filmes, responsável pela produção de filmes que contaram com atores locais e grandes nomes do cinema nacional.
1965 Nascia em Jundiaí o compositor Ailson do Amaral Vanderlei Jr.
1967 Falecia em São Paulo, aos 73 anos, o dramaturgo Francisco Antonio Vidile.
1969 Falecia em Jundiaí o violonista e compositor Rubens Torricelli.
1970 Nascia em Jundiaí a pintora e escultora Cristiane Suiter.
1971 Nascia em Jundiaí o diretor de cinema Renato Natal de Oliveira (Mindu).
2002 Falecia em Jundiaí o cantor e compositor Antonio Geromel.
2005 Falecia em São Paulo, aos 69 anos, o locutor esportivo Luiz Augusto Maltoni.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO