COSSI, NÊMESIS ROSSI

(Bocaina-SP) – Artista plástica e escritora. Formada em Pirajuí no Curso de Formação de Professores, lecionou Desenho nas Escolas Padre Anchieta e no Ginásio Professor Luiz Rosa. Participa de salões e exposições desde 1983. Participou da Mostra Internacional Brasil-China em 1991. Foi agraciada com cartão de prata de Honra ao Mérito pela Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo do Estado de São Paulo e Diploma de Honra pela Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí. Recebeu grau de Comendadora em Artes Plásticas e Grande Cavaleiro Oficial. Tem quadros no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, no acervo da Casa da Cultura de Araras-SP e em acervos particulares nos Estados Unidos, França e Itália. Teve a obra Semana de 22 reproduzida na capa do catálogo telefônico de endereços da Listel-Telesp em 1993. Totaliza 35 exposições individuais, 33 coletivas e 22 participações em salões oficiais. Participou de leilões da Feira da Amizade na Casa do Advogado em 1983 e 1984 e de leilões de arte realizados no Clube São João e na Associação Esportiva Jundiaiense. Em 1994, Nêmesis iniciou sua incursão na literatura, tomando parte em concursos promovidos pela Secretaria de Cultura de Barueri e pela Organização Internacional de Cultura, nos quais obteve premiação com os poemas Maria e Insensatez, os quais foram incluídos no segundo volume da Antologia de Poetas da O.I.C. Estimulada por esse prêmio, passou a dedicar-se integralmente às letras, produzindo, além de poemas, diversas obras de ficção. Dentre estas, publicou o romance Além do Futuro (Ed. Literarte, 1996), restando inéditos os livros de contos Férias Sem Volta, E Lúcia Voltou… e A Estatueta; os romances Quando as Estrelas Caem, Ana, Benvindo, Separação Inglória, Mexendo no Destino, O Dossiê dos Asilados, A Máscara da Realidade, Fechado a Quatro Chaves e Duas Letras e Um Destino. Seus poemas encontram-se reunidos no livro intitulado Traços, também inédito. Nêmesis Rossi Cossi está catalogada no Artes Plásticas Brasil, Vol. V (Júlio Louzada, São Paulo), no Anuário Jundiaiense de Artes Plásticas (Ed. Literarte, 1997 e 1998) e no Dicionário Jundiaiense de Literatura (Ed. Literarte, 1999).

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 16 de junho de ...
1927 Nascia em Jundiaí o escritor jurídico e fotógrafo amador Walter Campaz.
1952 Nascia em Morungaba-SP a contista, cronista e artista plástica Maria Helena de Paula Gomes Dias (Lena).
1966 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o professor João Duarte Paes.
1982 Falecia em Jundiaí, aos 47 anos, o professor, jornalista e radialista Nelson Álvaro de Figueiredo Brito.
1987 Falecia em Jundiaí, aos 83 anos, o intelectual autodidata Walter Gossner.    
2023 Falecia em Jundiaí, aos 82 anos, o advogado, radialista e professor universitário Reinaldo Ferraz de Barros Basile.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO