CALEFFO, DUVÍLIO

Duvílio (agachado, à esquerda), quando integrava a banda de Elias Fausto

Monte Mor-SP, 14/9/1917 – Jundiaí, 21/2/2005 – Músico. Duvílio Caleffo teve as primeiras noções de música com seu irmão mais velho, João Caleffo, e depois se aprimorou com os maestros Lourenço Saluziane, na cidade de Elias Fausto-SP, e Benedito de Moraes, em Itu-SP. Foi o primeiro de um grupo de 15 alunos a ser convocado para integrar a banda de Elias Fausto. Transferindo-se para Jundiaí em 1934, ingressou na Banda Ítalo-Brasileira, onde foram seus instrutores os maestros José Bovolenta e Riccieri Cecato. Permaneceu na Ítalo até 1943 e depois integrou a banda da S.P.R., a Banda Paulista, a Banda da Argos e a Banda São João Batista, por fim, indo encerrar sua carreira na Banda Carlos Gomes, de Campo Limpo Paulista, onde, a convite do maestro Frederico Nano, foi substituir Jordão Zuim no trombone de harmonia. Paralelamente à atividade nas bandas, Duvílio tocou com Riccieri Ceccatto no Jazz da Banda Ítalo; no Eden Jazz, sob o comando de Manoel Dias; no Jazz Guarany, liderado por Antonio Campagnole e Paulo Rossi; durante 38 anos, foi membro da Cruzada da Mocidade Católica e de seu grupo de teatro, e por 46 anos integrou o coro da Matriz e Catedral N. S. do Desterro.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 16 de junho de ...
1927 Nascia em Jundiaí o escritor jurídico e fotógrafo amador Walter Campaz.
1952 Nascia em Morungaba-SP a contista, cronista e artista plástica Maria Helena de Paula Gomes Dias (Lena).
1966 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o professor João Duarte Paes.
1982 Falecia em Jundiaí, aos 47 anos, o professor, jornalista e radialista Nelson Álvaro de Figueiredo Brito.
1987 Falecia em Jundiaí, aos 83 anos, o intelectual autodidata Walter Gossner.    
2023 Falecia em Jundiaí, aos 82 anos, o advogado, radialista e professor universitário Reinaldo Ferraz de Barros Basile.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO