BOCCHINO, MÁRIO AUGUSTO

(Jundiaí, 17/4/1944 +2/12/1996) – Arquiteto e artista plástico. Nome artístico: Guto Bocchino. Filho de Generoso Mário Bocchino e Mary Lopes de Oliveira Bocchino, Guto fez a pré-escola com Dona Quinque, o primário no Instituto de Educação (turma de 1960) e o ginásio e o colegial no Divino Salvador (1960), para, depois, ingressar na Universidade Mackenzie, onde graduou-se como arquiteto no ano do centenário dessa instituição de ensino (1972). Fez, ainda, como preparação para a vida profissional, um curso de oratória em São Paulo. Seu pendor para o desenho e a pintura foi revelado ainda nos tempos de juventude, quando passou a frequentar as aulas da professora Fernanda Milani. Também, nessa época, participou de um curso promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico do Guarujá-Bertioga sobre o tema A Arquitetura Antiga no Brasil. Mais tarde, tendo um ateliê montado em sua casa, na Rua Rangel Pestana, criou o Instituto de Arte Infantil, onde passou a ministrar curso de iniciação artística às crianças nos finais de semana. Em 1968, foi professor de desenho no Ginásio Estadual de Vila Arens, onde também colaborou, com sua arte, na decoração de festas juninas. Seu envolvimento nessa área levou-o a tomar parte em diversos eventos, incluindo exposições, desfile de modas (realizado no restaurante Mil e Uma Noites) e concursos, onde atuou como jurado. Também colaborou na Feira da Amizade, em 1968 e 1971. Em 1973 integrou a Comissão Municipal de Artes Plásticas e em 1978 fez parte da Comissão de Seleção do III Salão de Arte Contemporânea de Jundiaí. Como decorador, trabalhou ao lado de Alberto Cecchi em projetos de decoração para bailes de carnaval do Clube Jundiaiense e também para uma das primeiras Festas da Uva realizadas no Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari. Depois de servir à Prefeitura, durante vários anos, como arquiteto, Guto abriu seu escritório na Galeria Bocchino, onde passou a projetar residências e jardins, que foram executados em diversos bairros de Jundiaí e com maior destaque no Bairro da Malota.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 24 de abril de ...
1875 Nascia em Petrópolis-RJ o músico Eduardo Tomanik.  
1929 Nascia em Jundiaí o cantor Durval de Brito Salles.
1957 Nascia em Jundiaí o violeiro e violonista Lázaro Purgato, conhecido como Corvo Branco ou Corvo Campeiro.
1959 Nascia em Itatiba-SP a pintora Elisabeth Fontana Suzan.
1971 Nascia em Jundiaí Débora Emi Mitsunaga, a primeira brasileira descendente de japoneses a ser eleita Miss Nikkey Internacional.
1976 Nascia em Campinas-SP o músico Christian Ricardo Guerreira dos Reis.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO