BELLINI, ISAAC DA SILVA

Odontólogo e músico. Natural de Sertãozinho (SP), Isaac Bellini veio para Jundiaí com seis anos de idade e fez na cidade os seus primeiros estudos. Colou grau em 10/12/1924, pela Escola de Farmácia e Odontologia de Pindamonhangaba, considerada uma das mais avançadas da época. Em 1928 tornou-se um dos fundadores da primeira associação de dentistas da cidade. Em 1929 tomou parte no 3º Congresso Odontológico Latino Americano – o primeiro evento a contar com a participação de dentistas jundiaienses. Em 1949 foi um dos fundadores da Associação dos Odontologistas de Jundiaí, a qual presidiu nos anos de 1959/60, transformando-a em seção regional da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas. Colaborou, durante muitos anos, no jornal A Folha, publicando a Coluna Odontológica, na qual respondia a perguntas formuladas pelos leitores sobre assuntos específicos da sua área. Foi o organizador do primeiro torneio esportivo reunindo profissionais de Direito, Engenharia, Medicina e Odontologia, consagrado, posteriormente como Jogos DEMO. Prestou serviços dentários na Casa da Criança, durante onze anos, e também atendeu gratuitamente os presidiários da cadeia local durante vários anos. Colaborou com vários clubes da cidade, incluindo o Paulista F.C., e lecionou Educação Física durante um ano na antiga Escola Normal, substituindo o Dr. Lavoisier de França Silveira. Como músico (flautista), fez parte da orquestra da Sociedade Jundiaiense de Cultura Artística, com a qual se apresentou, numerosas de vezes, no Cine Theatro Polytheama. No mesmo ano da fundação da S.J.C.A. (1932), combateu na Revolução Constitucionalista, inclusive sendo preso pelas forças federais. Aposentou-se da Odontologia depois de quase meio século de exercício profissional. Em 1977, recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Jundiaiense, por proposta do vereador Auçônio Tozetto.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 20 de julho de ...
1885 Nascia em Itu-SP o músico e maestro José Maria dos Passos.
1938 Falecia em Jundiaí, aos 63 anos, o médico Domingos Anastasio.
1947 Falecia em Jundiaí, aos 41 anos, o Professor João Muto.
2001 Falecia em São Paulo, aos 30 anos, o ilustrador e criador de histórias em quadrinhos e livros infantis Émerson Eduardo Luiz.
2002 Falecia em Jundiaí o ritmista Island Júnior.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada. Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada.
2019 Falecia em Jundiaí o metalúrgico, radialista e ex-vereador Rolando Giarola.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO