ASSOCIAÇÃO DOS ODONTOLOGISTAS DE JUNDIAÍ

Predecessora da Seção Regional da APCD, essa associação foi fundada em 14/10/1949, no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, e teve como primeiro presidente o Dr. Antonio Luiz Zorzi. Antes dela, em 11/12/1928, houvera sido fundada uma outra, a Associação dos Cirurgiões Dentistas de Jundiaí, a qual, entretanto, teve duração efêmera, por contar a cidade, na época, com número bastante reduzido de profissionais. A essa mais antiga associação de odontólogos foram filiados os Drs. Isaac da Silva Bellini, Antonio S. Vadalá, Brasílio Martins, Renato Carderelli e Dino Siqueira. Já em 15/12/1936, foi criado o Sindicato dos Cirurgiões Dentistas de Jundiaí, que funcionou na antiga sede da Associação Comercial, na Rua Barão de Jundiaí, e teve 14 dentistas filiados: Jurandir F. Rocha, Antonio S. Vadalá, Luciano Pazzinatto, Euzébio N. Machado, Francisco de Paula Xavier, Amadeu Ribeiro Jr., João Virgílio Pereira, Alfredo Abaid, Isaac da Silva Bellini, Antonio Luiz Zorzi, Campos Viegas, Antenor Ribeiro, Renato Carderelli e Clotilde Copelli Miranda. Embora filiado ao sindicato paulista da categoria, o sindicato jundiaiense acabou encerrando as suas atividades em 1938, também por reunir reduzido número de profissionais. A Associação dos Odontologistas transformou-se em Seção Regional da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas em 1959, sob a presidência do Dr. Isaac da Silva Bellini. Até 21/4/1970, a entidade realizou as suas reuniões em diferentes locais (Associação Comercial, Cassino Jundiaiense, Clube Jundiaiense, Gabinete de Leitura Ruy Barbosa), vindo, nessa data, inaugurar a sua primeira sede no 9º andar do Edifício Mariju. Ali permaneceu até 28/6/1992, quando se transferiu para sua sede atual, localizada no Jardim Samambaia, onde conta com um amplo salão de festas, anfiteatro e laboratórios para ministração de cursos e uma quadra poliesportiva iluminada.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 24 de abril de ...
1875 Nascia em Petrópolis-RJ o músico Eduardo Tomanik.  
1929 Nascia em Jundiaí o cantor Durval de Brito Salles.
1957 Nascia em Jundiaí o violeiro e violonista Lázaro Purgato, conhecido como Corvo Branco ou Corvo Campeiro.
1959 Nascia em Itatiba-SP a pintora Elisabeth Fontana Suzan.
1971 Nascia em Jundiaí Débora Emi Mitsunaga, a primeira brasileira descendente de japoneses a ser eleita Miss Nikkey Internacional.
1976 Nascia em Campinas-SP o músico Christian Ricardo Guerreira dos Reis.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO