(Uberaba-MG, 2/8/1941) – Desenhista, pintor e calígrafo. Formado em Engenharia Eletrônica, exerce atividade nessa área na Sharp do Brasil. Sua inclinação para as artes plásticas foi revelada aos oito anos de idade, quando desenhava figuras na calçada da Avenida Paula Penteado, utilizando lascas de carvão de lenha. Estimulado pelos colegas e professores do Colégio Padre Anchieta e do Instituto de Educação, aos poucos foi aperfeiçoando o seu traço, principalmente através da cópia de desenhos de revistas e jornais. Participou de dezenas de exposições com trabalhos em nanquim, lápis, guache, carvão, graxa de sapato e óleo sobre tela, retratando rostos de pessoas, paisagens, animais, plantas, flores e natureza morta. Também executou inúmeros trabalhos de artes gráficas, como logotipos e artes finais para publicidade, além de centenas de diplomas e convites de casamento caligrafados a nanquim, em letras góticas.  Continua a desenhar e a pintar, mas apenas por hobby. Entre seus muitos trabalhos artísticos figuram 22 rostos de Cristo pintados em tela de linho (30 X 40 cm), a bico de pena, com nanquim; três cenários pintados em papel manilha, com tinta acrílica, em painéis de 8 X 6 metros, para peça teatral montada pelo grupo amador de teatro da empresa Elevadores Otis, de Santo André-SP; 740 diplomas caligrafados a nanquim, em letras góticas, para o Instituto Américo Brasiliense, de Santo André-SP; mais de 160 convites de casamento e formaturas e as ilustrações do livro infantil Espeto e a Volta ao Mundo, escrito em 1963 por um grupo de 14 alunos do Colégio Rosa e publicado em 1996, pela Editora Literarte, através de iniciativa da Profª Nerina Eichemberg Silva.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 2 de novembro de ...
1897 Nascia em Jaú-SP o pintor Pedro Corona, que retratou Jundiaí em muitos dos seus quadros na segunda metade do século XIX.
1957 Nascia em Jundiaí o músico José Roberto Calasans dos Santos.
1972 Nascia em Jundiaí o quadrinista e cartunista Paulo César Cid (Trilho).
1975 Nascia em Jundiaí a atriz Juliana Galdino.
1984 Falecia em Santos-SP a musicista Olga Mila Flores, que dirigiu o Conservatório Musical de Jundiaí na década de 1950.
1993 Falecia em Jundiaí, aos 68 anos, o ferroviário, ator e declamador Rubens Soares.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO