(Jundiaí, 20/2/1943) – Artista plástico, arquiteto e paisagista. Nome artístico: Beto Cecchi. Participa de eventos de arte na cidade desde o início dos anos 60. Em 1965 e 1968 esteve presente com seus quadros no 3º e 4º Salões Municipais de Belas Artes, realizados no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa. Em 1969 tomou parte na I Mostra de Arte Moderna de Jundiaí, integrando o grupo Avanço. Em 1972 foi um dos organizadores e membro do júri do III Encontro Jundiaiense de Arte, então realizado no Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari. Também em 1972, atuou junto à XII Bienal de São Paulo, na implantação do projeto “Ex-Voto – Faixa de Segurança”, elaborado em conjunto com Laura Machado de Mello Bueno, Mônica Mattar Oliva e Eduardo Carlos Pereira. Em 1992, expôs na galeria da Aliança Francesa, em São Paulo, e no Centro das Artes de Jundiaí, e teve alguns de seus quadros mostrados na minissérie televisiva O Sorriso do Lagarto. Por ocasião dessas duas exposições, a professora Fernanda Milani escreveu em seu catálogo: “Sua obra, cujo cerne é a natureza, dá a sensação de repouso, do silêncio que antecede a vida real e nos leva a coisas longínquas e às vezes quase impossíveis. E a pincelada, que nas curvas é suave, envolve essa natureza que ele quer solitária e total – a obra de Deus – e escolhida para sua expressão. Cria um estado de ânimo, compõe atmosferas místicas.” Ainda nos anos 1990, Beto Cecchi desenvolveu diversos projetos de decoração e paisagismo no Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari, por ocasião das Festas da Uva e do Morango, e também atuou na montagem do Salão de Arte Jundiaí-92. De dezembro de 1999 a março de 2000, esteve com seus trabalhos na mostra Jundiaí: Educação com Arte, realizada no Complexo Cultural Argos.  Alberto Franco Cecchi está catalogado nas edições de 1997, 1998 e 1999 do Anuário Jundiaiense de Artes Plásticas.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 31 de outubro de ...
1840 Nascia no antigo Distrito de Rocinha (atual Vinhedo) José Wilker da Costa, que exerceu o cargo de alcaide em Jundiaí.
1929 Nascia em Cosmópolis-SP o clérigo Hamilton José Bianchi.
1938 Nascia em Cosmópolis-SP a poetisa e compositora Anna Apparecida Osti Geromel.
1985 Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, a professora Anna Pontes Chagas.
2014 Falecia em Jundiaí a atriz e diretora teatral Ema Ivanira Pellegrini Tafarello.
2019 Falecia em Jundiaí, aos 95 anos, o desembargador Jorge Luiz de Almeida, membro da Academia Jundiaiense de Letras.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO