Sertãozinho-SP, 3/8/1906 – Odontólogo e músico. Isaac Bellini veio para Jundiaí com seis anos de idade e fez os seus primeiros estudos nesta cidade. Cursou a Escola de Farmácia e Odontologia de Pindamonhangaba, considerada uma das mais avançadas da época, e colou grau em 10/12/1924. Em 1928, Bellini tornou-se um dos fundadores da primeira associação de dentistas da cidade. Em 1929 tomou parte no 3º Congresso Odontológico Latino Americano – o primeiro evento a contar com a participação de dentistas jundiaienses. Em 1949 foi um dos fundadores da Associação dos Odontologistas de Jundiaí, a qual presidiu nos anos de 1959/60, transformando-a na atual seção regional da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas. Colaborou, durante muitos anos, no jornal A Folha, publicando a Coluna Odontológica, na qual respondia a perguntas formuladas pelos leitores sobre assuntos específicos da sua área. Foi o organizador do primeiro torneio esportivo reunindo profissionais de Direito, Engenharia, Medicina e Odontologia, consagrado, posteriormente como Jogos DEMO. Prestou serviços dentários na Casa da Criança, durante onze anos, e também atendeu gratuitamente os presidiários da cadeia local durante vários anos. Colaborou com vários clubes da cidade, incluindo o Paulista F.C., e lecionou Educação Física durante um ano na antiga Escola Normal, substituindo o Dr. Lavoisier de França Silveira. Como músico (flautista), fez parte da orquestra da Sociedade Jundiaiense de Cultura Artística, com a qual se apresentou, numerosas de vezes, no Cine Theatro Polytheama. No mesmo ano da fundação da S.J.C.A. (1932), combateu na Revolução Constitucionalista, inclusive sendo preso pelas forças federais. Aposentou-se da Odontologia depois de quase meio século de exercício profissional. Em 1977, recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Jundiaiense, por proposta do vereador Auçônio Tozetto.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 29 de novembro de ...
1911 Nascia em Jundiaí o fotógrafo amador Oswaldo Willy Fehr.
1955 Nascia em Jundiaí a escritora Thaty da Cunha Marcondes.
1955 Era criada em Jundiaí a Jundiá Filmes, responsável pela produção de filmes que contaram com atores locais e grandes nomes do cinema nacional.
1965 Nascia em Jundiaí o compositor Ailson do Amaral Vanderlei Jr.
1967 Falecia em São Paulo, aos 73 anos, o dramaturgo Francisco Antonio Vidile.
1969 Falecia em Jundiaí o violonista e compositor Rubens Torricelli.
1970 Nascia em Jundiaí a pintora e escultora Cristiane Suiter.
1971 Nascia em Jundiaí o diretor de cinema Renato Natal de Oliveira (Mindu).
2002 Falecia em Jundiaí o cantor e compositor Antonio Geromel.
2005 Falecia em São Paulo, aos 69 anos, o locutor esportivo Luiz Augusto Maltoni.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO