São Paulo, 5 de março de 1959 – Jornalista e locutor esportivo. Milton Leite começou sua carreira em 1978, integrando as equipes esportivas da Rádio Difusora e do Jornal de Jundiaí, então sob o comando de Wilson Martins. Ainda em Jundiaí, também passou pelo Jornal da Cidade e pela Rádio Cidade. Já em São Paulo, onde cursou a Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP), Milton foi apresentador do Show da Manhã da Rádio Jovem Pan e também teve uma passagem pelo jornal O Estado de São Paulo antes de estrear como narrador de futebol, em 1990, na extinta TV Jovem Pan. Em 1995, Milton se transferiu para o ESPN Brasil, onde foi narrador de futebol e apresentador do programa “Linha de Passe” e participou de importantes coberturas esportivas, tais como a Copa do Mundo da França (1998) e as Olimpíadas de Sidney (2000) e de Atenas (2004). Contratado pelo Sport TV em 2005, Milton participou da cobertura da Copa do Mundo da Alemanha (2006), dos Jogos Pan-Americanos de 2007 (Rio de Janeiro), das Olimpíadas de Pequim (2008), da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, da Copa do Mundo de 2014 (Brasil) e da Copa do Mundo da Rússia (2018), sendo também escalado para narrar jogos da Copa de 2022, no Qatar. Além do Sportv, Milton Leite também tem feito narrações de jogos para o Première Futebol Clube, canal de pay-per-view da Globosat, e para a Rede Globo, alternando transmissões com Luís Roberto, Cléber Machado, Rogério Corrêa e Luiz Carlos Júnior. Conhecido pelo uso de bordões como “Que beleza!” e “Meu Deus!”, para jogadas mal sucedidas, e “Olha a batiiiida!”, para o momento de um chute a gol, Milton Leite foi premiado várias vezes pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, como Melhor Narrador de TV, e é também detentor do Diploma de Mérito Jornalístico outorgado pela Câmara Municipal de Jundiaí. São de sua autoria os livros “As melhores seleções brasileiras de todos os tempos” e “Os 11 maiores centroavantes do futebol brasileiro”, ambos lançados pela Editora Contexto.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 29 de novembro de ...
1911 Nascia em Jundiaí o fotógrafo amador Oswaldo Willy Fehr.
1955 Nascia em Jundiaí a escritora Thaty da Cunha Marcondes.
1955 Era criada em Jundiaí a Jundiá Filmes, responsável pela produção de filmes que contaram com atores locais e grandes nomes do cinema nacional.
1965 Nascia em Jundiaí o compositor Ailson do Amaral Vanderlei Jr.
1967 Falecia em São Paulo, aos 73 anos, o dramaturgo Francisco Antonio Vidile.
1969 Falecia em Jundiaí o violonista e compositor Rubens Torricelli.
1970 Nascia em Jundiaí a pintora e escultora Cristiane Suiter.
1971 Nascia em Jundiaí o diretor de cinema Renato Natal de Oliveira (Mindu).
2002 Falecia em Jundiaí o cantor e compositor Antonio Geromel.
2005 Falecia em São Paulo, aos 69 anos, o locutor esportivo Luiz Augusto Maltoni.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO