(Itatiba-SP, 23/6/1936) – Músico. Filho de lavradores que se mudaram para Jundiaí em 1949, José Bertolino Netto começou a fascinar-se pela música a partir dos seus primeiros passeios pelo centro desta cidade, onde, na época, existia um chafariz instalado atrás da Matriz e o serviço de alto-falantes do Rex Jornal animava o footing com uma programação musical que se estendia até as dez horas da noite. As canções que ouvia nesses passeios despertaram o seu desejo de aprender algum instrumento e tornar-se, um dia, um músico de valor. A realização desse sonho teve início quando ganhou uma gaita de presente. Depois de ter aprendido as primeiras notas com esse instrumento, Bertolino partiu para o violão e, por fim, para a sanfona, na qual acabou se fixando, depois de apurar o seu conhecimento com o sanfoneiro Bruno Menegatti, já um músico bastante respeitado na região. Nos seus mais de trinta anos de atividade artística, Bertolino (ou Zezinho, como também é chamado) tem tido participações constantes em festas juninas e festas de aniversário e em eventos promovidos por indústrias e casas de comércio, como também em igrejas, asilos, creches e abrigos de menores. Em diversas oportunidades, se apresentou junto com Roberto Zambelli, com o guitarrista Antonio Sérgio Camargo (Serginho), com o Duo Garcia e com outros artistas consagrados no meio musical jundiaiense. Também tomou parte em muitos programas de rádio em Jundiaí e Itatiba e em 1977 venceu o Festival da Viola, realizado no Cine Alvorada, onde se apresentou ao lado de sua filha Fátima Bertolino. Entre suas maiores proezas, são ainda lembradas as apresentações que fazia em um barco, subindo e descendo o rio Jundiaí, nas tardes de domingos e feriados, com muita gente acostada às margens para apreciá-lo.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 29 de novembro de ...
1911 Nascia em Jundiaí o fotógrafo amador Oswaldo Willy Fehr.
1955 Nascia em Jundiaí a escritora Thaty da Cunha Marcondes.
1955 Era criada em Jundiaí a Jundiá Filmes, responsável pela produção de filmes que contaram com atores locais e grandes nomes do cinema nacional.
1965 Nascia em Jundiaí o compositor Ailson do Amaral Vanderlei Jr.
1967 Falecia em São Paulo, aos 73 anos, o dramaturgo Francisco Antonio Vidile.
1969 Falecia em Jundiaí o violonista e compositor Rubens Torricelli.
1970 Nascia em Jundiaí a pintora e escultora Cristiane Suiter.
1971 Nascia em Jundiaí o diretor de cinema Renato Natal de Oliveira (Mindu).
2002 Falecia em Jundiaí o cantor e compositor Antonio Geromel.
2005 Falecia em São Paulo, aos 69 anos, o locutor esportivo Luiz Augusto Maltoni.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO