SOUZA, PAULO MÁRIO DE

(Jundiaí, 6/4/1909 +1/9/1966) – Clarinetista e maestro. Filho do músico Mário de Souza, Paulo ingressou na Banda Paulista em 1929, a convite do major Gustavo Storch e de Carlos de Salles Block. Em 1940, juntamente com Renê Blattner, também músico, que então participava da orquestra da Sociedade Jundiaiense de Cultura Artística, Paulo Mário de Souza criou a Orquestra Universal, chamando para compô-la exímios instrumentistas da cidade. Com o falecimento do maestro João Varanda, em 1948, assumiu a regência da Banda Paulista, à frente da qual se manteve até falecer. Foi responsável, também, pela iniciação musical de inúmeros jundiaienses, aos quais ensinava gratuitamente. Formou músicos, inclusive, os seus filhos Clodoaldo e Aylton Mário de Souza, que vieram sucedê-lo na direção da Orquestra Universal, mantendo-a em atividade até 1969.

Paulo Mário de Souza, ao lado de Jorge Martho, por ocasião de homenagem que lhe foi prestada no Grêmio Recreativo dos Empregados da Cia. Paulista de Estradas de Ferro.
Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 24 de junho de ...
1905 Nascia em Jundiaí o ator Pompeu Perdiz.
1912 Nascia em Itatiba Luiz Latorre, empresário e ex-prefeito de Jundiaí.
1946 Entrava no ar a Rádio Difusora Jundiaiense.
1971 Nascia em Jundiaí a artista plástica Leila Alves Lopes.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO