SIMÕES, ADELINA MARIA MARTINS

(Lobito-Angola, 23/3/1944) – Decoradora e atriz. Nome artístico: Adelina Simões. Antes de mudar-se para Jundiaí, Adelina residiu em Angola, Zaire, Costa do Marfim, Espanha e Portugal. No Zaire, estudou técnica de pintura com o professor Roger Le Puil, no Centre de Formation Peinture Kinshasa, e no Brasil frequentou cursos de pinturas especiais (Senac/São Paulo e Companhia das Artes/SãoPaulo); técnicas de atualização com importação de vídeos e livros da França; desenho publicitário (Senac/Jundiaí); máscaras (Sesc/São Paulo); vitrines natalinas (Senac) e esculturas em isopor (São Bernardo do Campo). Em 1999, participou do IV Seminário Internacional de Arte com Balões, realizado em Águas de Lindóia-SP. Durante anos seguidos, respondeu pela montagem de vitrines e decorações natalinas da Livraria D. Quixote (Jundiaí), havendo recebido, em 1998, o Prêmio Beleza e Harmonia pelo trabalho realizado naquele estabelecimento. Também teve participação na montagem do evento Noite do Horror, realizado no Clube Internacional de Campo Limpo Paulista, e na decoração natalina de sete postos de gasolina Petrosul, em Sorocaba. Participou dos programas Agenda Cultural 1998 e Casa e Estilo, levados ao ar pela TVE-Jundiaí, apresentando máscaras venezianas e pinturas especiais. Realizou decorações com balões de gás em clubes, residências e escritórios em Jundiaí e outras cidades da região. Desenvolve trabalhos de mosaico em mesas e decoração de piscinas. Leciona técnicas trompe l’oeil de mármores, pedras ornamentais, faux bois, mosaico, estuque e máscaras venezianas no Ateliê Alice Vilhena. Suas experiências na dramaturgia incluem participação na montagem do espetáculo Marginais Alados, sob direção de Wagner Nacarato, e no filme Arena de Fogo, da Estevan Produções.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 14 de junho de ...
1898 Falecia em Jundiaí, aos 56 anos, Antonio Damásio Santos, o primeiro jundiaiense nato a administrar a cidade com o título de intendente.
1912 Nascia em Jundiaí o pintor Arthêmio Matiazzo.
1924 Nascia em Milão, Itália, o fotógrafo Lívio Tagliacarne.
1928 Nascia no Rio de Janeiro a poetisa Hilda Santos da Silva.
1936 Nascia em Jundiaí o professor e engenheiro naval Dayr Schiozer.
1965 Nascia em Jundiaí a pintora Isabel Cristina Baptistella Araújo.
1986 Falecia em Jundiaí, aos 94 anos, a professora e poetisa Maria de Toledo Pontes.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o artista plástico Issis Martins Roda.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO