SANTOS, JOSÉ DE OLIVEIRA

(Riacho de Santana-BA, 13/12/1928) – Cronista e contista. O interesse de José de Oliveira pelas letras revelou-se quando cursava o Seminário de Santo Afonso, em Aparecida do Norte-SP, depois de ter feito o primário no Grupo Escolar Santos Dumont, no bairro da Penha, em São Paulo. Os seus conhecimentos foram aprimorados no Instituto Caetano de Campos, também da capital, de onde saiu formado professor, como um dos melhores alunos de sua turma. O trabalho como agente fiscal de rendas do Estado, que passou a exercer após aprovação em concurso público, fez com que adiasse seus planos em relação à literatura, não o impedindo, porém, de produzir alguns escritos, que foram arquivados para publicação futura. Aposentado do Fisco em 1983, José retomou as letras como prazer, preparando, um em seguida do outro, os livros que idealizava publicar. Assim, foram lançados por ele: Três Caravanas às Selvas Brasileiras, com relatos sobre as viagens que fez ao Pantanal Matogrossense e à bacia amazônica (Ed. Literarte, 1991); Retrato de Mãe e Outras Histórias, com 23 contos inspirados no folclore brasileiro e europeu (Ed. Literarte, 1994); Rindo Com as Crianças, com cerca de 300 historietas do anedotário popular (Ed. Literarte, 1997); Páginas Descontraídas, com mais casos pitorescos e anedóticos (Scortecci, 2001); Os Santos Também Riem (Editora Santuário, 2005/2010, seis edições).

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 24 de abril de ...
1875 Nascia em Petrópolis-RJ o músico Eduardo Tomanik.  
1929 Nascia em Jundiaí o cantor Durval de Brito Salles.
1957 Nascia em Jundiaí o violeiro e violonista Lázaro Purgato, conhecido como Corvo Branco ou Corvo Campeiro.
1959 Nascia em Itatiba-SP a pintora Elisabeth Fontana Suzan.
1971 Nascia em Jundiaí Débora Emi Mitsunaga, a primeira brasileira descendente de japoneses a ser eleita Miss Nikkey Internacional.
1976 Nascia em Campinas-SP o músico Christian Ricardo Guerreira dos Reis.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO