RODRIGUES, JOÃO JOSÉ

(Vigário) (12/10/1845 +Jundiaí, 3/7/1887) – Além de patrono das classes desfavorecidas, o Vigário João José Rodrigues é lembrado como responsável pela expansão territorial da Paróquia de Jundiaí, por seu intenso trabalho junto às comunidades vizinhas, onde sempre comparecia para rezar missas e em celebrações festivas. Por ocasião de sua morte, toda a cidade se cobriu de luto, e no sepultamento fizeram-lhe o panegírico o general Francisco Glicério e o grande orador sacro Padre Sena Freitas. No cinquentenário de sua morte, a comunidade jundiaiense fez afixar sobre seu túmulo, no Cemitério Nossa Senhora do Desterro, uma placa onde se lê: “50 anos depois, o mesmo tributo de saudade e veneração do povo católico de Jundiaí – 3-7-1937”.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 16 de junho de ...
1927 Nascia em Jundiaí o escritor jurídico e fotógrafo amador Walter Campaz.
1952 Nascia em Morungaba-SP a contista, cronista e artista plástica Maria Helena de Paula Gomes Dias (Lena).
1966 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o professor João Duarte Paes.
1982 Falecia em Jundiaí, aos 47 anos, o professor, jornalista e radialista Nelson Álvaro de Figueiredo Brito.
1987 Falecia em Jundiaí, aos 83 anos, o intelectual autodidata Walter Gossner.    
2023 Falecia em Jundiaí, aos 82 anos, o advogado, radialista e professor universitário Reinaldo Ferraz de Barros Basile.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO