REGIONAL E-6

Conjunto musical formado no final dos anos 1940, sob a liderança do violonista Mário Mazzola, com a função de animar os programas de auditório da Rádio Difusora Jundiaiense, então instalada no piso superior do jornal A Folha, na Rua Barão de Jundiaí, 394. Além de Mário, o E-6 contava com Rolando Hedlund (também ao violão), Sebastião Chignolli (no acordeão), Miguel e Eny Mazzola (no cavaquinho) e Geraldo Mazzola (no ritmo). Com o surgimento do grupo, os programas Infantojuvenil, Calouros E-6 e Cartaz do Dia, então comandados por Vital Gurgel, tornaram-se uma coqueluche na cidade. Como o auditório da própria rádio fosse pequeno para acomodar o público que acorria a esses programas, as apresentações passaram a ser feitas no Cine Ideal e, em seguida, no Cine Theatro Polytheama. Nesses locais o grupo de Mário Mazzola teve oportunidade de acompanhar não só jovens talentos da cidade que despontavam para a carreira artística – casos Milton da Cunha (o Teddy Milton da geração Jovem Guarda) e de Mário Augusto (que gravou grandes sucessos do carnaval) e outros – como também cantores já consagrados no rádio brasileiro, como Carlos Galhardo, Vicente Celestino, Wilson Miranda, Carlos Gonzaga e Orlando Silva. A cantora (e hoje apresentadora de TV) Hebe Camargo, que então iniciava sua carreira, era outra presença marcante nesses programas. O Regional E-6 – assim chamado em razão do prefixo ostentado pela rádio na época (ZYE-6) – permaneceu em atividade durante cerca de 15 anos, participando não só da programação normal da Difusora como também dos grandes shows que eram realizados por ela nos teatros Polytheama e República e também em praças públicas de Jundiaí. Teve participação, ainda, em muitos festivais da Sociedade Jundiaiense de Cultura Artística. Além dos fundadores, também passaram pelo conjunto músicos como Álvaro Vanzan, Neco e Leonardo Scarpim (Nardinho) e o cantor Michel Haddad – que se apresentava nos festivais da Cultura Artística e outros.

24/6/1964: Nardinho, Mário Mazzola, Sebastião Chignolli, Rolando Hedlund e Álvaro Vanzan no Polytheama, no 18º aniversário da Rádio Difusora
Com Hebe Camargo nos anos 1950.
O grupo com a cantora Hebe Camargo, no  Cine Ideal, nos anos 1950.
27/4/1962 no Cine Teatro República: Moraes Sarmento, Arlete Muselli, Mário Mazzola e Eraldo Pinheiro, em homenagem prestada ao cantor Orlando Silva.
Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 17 de julho de ...
1892 Nascia em Castel Viscardo, Itália, o músico Odorico Stefani.
1918 Nascia em Jundiaí o ator e comediante Gentil Bervert.
1929 Nascia em Jundiaí o advogado, poeta e cantor João Lopes de Camargo.
1988 Falecia em Jundiaí, aos 59 anos, o músico e desenhista autodidata Leonardo Scarpim (Nardinho).
1996 Falecia em Jundiaí, aos 89 anos, o odontólogo e músico Isaac da Silva Bellini.
1997 Falecia em Jundiaí o cantor, compositor e cineasta Moacyr de Almeida Ramos.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO