PÁDUA, ATHOS PIMENTA DE

(Cambará-PR, 19/3/1931) – Pintor autodidata. Pintor de formação autodidata, Athos estreou na carreira artística com o quadro intitulado Através das Pálpebras, admitido no IV Encontro de Artes Plásticas de Atibaia (SP), em 1971. Apesar de esse quadro tender para o abstracionismo, por seus efeitos de luz, não foi esse o caminho seguido pelo artista. A pintura ingênua foi abraçada por ele, no mesmo ano, vindo marcar toda a sua carreira, repleta de participações em salões e mostras primitivas. Exposições: 1971 – IV Encontro de Artes Plásticas de Atibaia (Museu Municipal João Batista Conti, Atibaia-SP); 1972 – Banco Novo Mundo (Jundiaí); Expositores Primitivos (Galeria do Carmo, Sesc/São Paulo); I Mostra de Arte do Clube Beneficente e Recreativo 28 de Setembro (Jundiaí); coletiva Antigo Novo (Praça da República, São Paulo); Antiguidades e Decorações (Embu-SP); Coletiva na Galeria Ana Moisés de Souza (Embu-SP); 1973 – II Mostra de Arte do Clube Beneficente e Recreativo 28 de Setembro (Jundiaí); Festival Brasileiro da Batida (Clube Solar dos Amigos, São Paulo); 10ª ExpoArte da EEPSG José Feliciano de Oliveira (Jundiaí); Mostra de Arte da Primavera (Embu-SP); 1974 – 1ª Feira Nacional de Artes (Três Lagoas-MT); Artes de Jundiaí; III Mostra de Arte do Clube Beneficente e Recreativo 28 de Setembro (Jundiaí); Exposição em Franco da Rocha-SP; 1975 – Coletiva A Arte de Jundiaí, organizada pela Associação dos Artistas Plásticos de Jundiaí; Mostra individual na Boutique Cuca (Jundiaí); IV Encontro Jundiaiense de Arte (Jundiaí); III Encontro de Artes do Teatro Estudantil Rosa (Jundiaí); 1976 – VIII Encontro de Artes Plásticas de Atibaia (Museu Municipal João Batista Conti; Atibaia-SP); 1986 – Coletiva Regional da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, em Limeira-SP; I Salão Municipal de Artes Plásticas de Campo Limpo Paulista-SP; Exposição Regional da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (São Paulo); Festival e Mostra Regional de Arte e Artesanato de Jundiaí. Acervos: Fundação Educacional Carneiro da Silva (Teresina-PI); Museu da Pintura Primitiva de Assis-SP; Museu Histórico e Cultural de Jundiaí; Minimuseu do Primitivo Waldomiro de Deus (Osasco-SP) e colecionadores particulares no Brasil e no exterior. Athos exerceu a atividade artística paralelamente ao trabalho como professor de Química no Instituto de Educação de Jundiaí. Foi citado em A Gazeta Esportiva, ed. de 24/11/1972 e no Anuário Jundiaiense de Artes Plásticas, edições de 1997 e 1998.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 24 de abril de ...
1875 Nascia em Petrópolis-RJ o músico Eduardo Tomanik.  
1929 Nascia em Jundiaí o cantor Durval de Brito Salles.
1957 Nascia em Jundiaí o violeiro e violonista Lázaro Purgato, conhecido como Corvo Branco ou Corvo Campeiro.
1959 Nascia em Itatiba-SP a pintora Elisabeth Fontana Suzan.
1971 Nascia em Jundiaí Débora Emi Mitsunaga, a primeira brasileira descendente de japoneses a ser eleita Miss Nikkey Internacional.
1976 Nascia em Campinas-SP o músico Christian Ricardo Guerreira dos Reis.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.
1985 Nascia em Jundiaí o ator e diretor teatral Ricardo Luiz Grasson.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO