MARTINS, LUIZ GONZAGA

Locutor e radioator. Nome artístico: Gonzaga Martins. Fez parte da primeira equipe de locutores e radioatores da Rádio Difusora Jundiaiense. Foi apresentador e animador de programas de auditório como Valores Nossos, realizado na própria rádio, e os infantis Clube Infantojuvenil Difusora e Grêmio do Sesinho, transmitidos do antigo Cine Ideal. Em 1949, Gonzaga Martins transferiu-se para a Rádio Bandeirantes, de São Paulo, onde fez parte do mais famoso cast de radioatores da época, o qual tinha como diretor Hélio Rossi. Em 1951, com esse cast, participou da gravação da peça Abraham Lincoln em Illinois, a primeira a ser radiofonizada pela emissora de Jundiaí. Nessa gravação, feita com o patrocínio do Serviço Cultural Brasil-Estados Unidos, coube ao jundiaiense Celso Guimarães interpretar o presidente americano, participando, ainda, Nicolau Tuma e Nelson Loda, outros dois pioneiros do rádio em Jundiaí.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 20 de julho de ...
1885 Nascia em Itu-SP o músico e maestro José Maria dos Passos.
1938 Falecia em Jundiaí, aos 63 anos, o médico Domingos Anastasio.
1947 Falecia em Jundiaí, aos 41 anos, o Professor João Muto.
2001 Falecia em São Paulo, aos 30 anos, o ilustrador e criador de histórias em quadrinhos e livros infantis Émerson Eduardo Luiz.
2002 Falecia em Jundiaí o ritmista Island Júnior.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada. Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada.
2019 Falecia em Jundiaí o metalúrgico, radialista e ex-vereador Rolando Giarola.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO