GONÇALVES, JOSÉ WILSON MENDES

Varzelândia-MG, 27/9/1946, Várzea Paulista, 3/6/2022 – Cantor sertanejo. Nome artístico: Pingo de Ouro. Cabeça da dupla Pingo de Ouro e Beija-flor, José Wilson dedicou-se à música sertaneja desde os tempos em que começou a trabalhar na roça, ajudando sua família nos cultivos de milho e algodão e na criação de gado, nos arredores de Varzelândia. Com a mudança da família para o Paraná, no início dos anos 1960, surgiu para ele e seu irmão Anísio Gonçalves a oportunidade de iniciar a carreira artística, apresentando-se na Rádio Londrina, em programas dominicais. Surgia, então, a dupla Pingo de Ouro e Beija-flor, cuja fama se propagou rapidamente, com convites para se apresentar em outras emissoras daquele Estado, como a Rádio Tabajara, Rádio Clube, Rádio Pracatu, Rádio Bela Vista (Bela Vista do Paraíso) e TV Colorado, bem como em circos e parques de diversões, nos quais, por diversas vezes, dividiu o palco com Milionário e Zé Rico e outras duplas famosas. Também nessa época, a dupla manteve um programa dominical no Cine Primeiro de Maio, de Londrina, e fez vários shows em Cornélio Procópio. Com sua mudança para Jundiaí em 1976, José Wilson renovou a composição da dupla, juntando-se a outro irmão, Romildo de Fátima Gonçalves (Beija-flor), com quem permaneceu cantando por mais de três décadas. Em paralelo aos shows da dupla, Pingo de Ouro também foi apresentador de programas sertanejos em várias rádios na região de Jundiaí. 

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 14 de junho de ...
1898 Falecia em Jundiaí, aos 56 anos, Antonio Damásio Santos, o primeiro jundiaiense nato a administrar a cidade com o título de intendente.
1912 Nascia em Jundiaí o pintor Arthêmio Matiazzo.
1924 Nascia em Milão, Itália, o fotógrafo Lívio Tagliacarne.
1928 Nascia no Rio de Janeiro a poetisa Hilda Santos da Silva.
1936 Nascia em Jundiaí o professor e engenheiro naval Dayr Schiozer.
1965 Nascia em Jundiaí a pintora Isabel Cristina Baptistella Araújo.
1986 Falecia em Jundiaí, aos 94 anos, a professora e poetisa Maria de Toledo Pontes.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o artista plástico Issis Martins Roda.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO