GONÇALVES, JOÃO BATISTA

(Jundiaí, 29/5/1964) – Pintor, autodidata. Assina Gonçalves. Sua inclinação para o desenho e a pintura já era notado por seus familiares, quando na infância, se entretinha com papel e lápis de cor. Na EEPG do Bairro do Mursa, onde cursou o primário, essa tendência foi também percebida por sua professora de Educação Artística, que o incentivou a prosseguir no caminho da arte. O interesse pelas formas persistiu durante os anos em que passou trabalhando em uma olaria, onde aproveitava os momentos de folga para modelar figuras em barro. Depois de desenvolver sozinho as técnicas do grafite e do pastel, aprendeu a técnica do óleo sobre tela, tomando aulas com o pintor Issis Martins Roda. Em 1988 participou de coletiva realizada no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, com vistas à seleção de candidatos ao Projeto Jundiaí Hoje. Desde essa época, dedica-se à produção de trabalhos sob encomenda, realizando-os para empresas como a Duratex, ATB, Rappa & Cia., Rodoviário Ródano, Expresso Jundiaí, Senio Combustão, Ferdesonis, Papelaria Apogeu e outras.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 20 de julho de ...
1885 Nascia em Itu-SP o músico e maestro José Maria dos Passos.
1938 Falecia em Jundiaí, aos 63 anos, o médico Domingos Anastasio.
1947 Falecia em Jundiaí, aos 41 anos, o Professor João Muto.
2001 Falecia em São Paulo, aos 30 anos, o ilustrador e criador de histórias em quadrinhos e livros infantis Émerson Eduardo Luiz.
2002 Falecia em Jundiaí o ritmista Island Júnior.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada. Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada.
2019 Falecia em Jundiaí o metalúrgico, radialista e ex-vereador Rolando Giarola.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO