Jundiaí, 15/4/1968 – Jornalista e escritor. Émerson Cássio Gáspari realizou seus primeiros estudos no Grupo Escolar Conde do Parnaíba e no Colégio Divino Salvador, e já aos onze anos começou a produzir textos diferenciados, chamando a atenção de seus professores. Aos 15 anos, teve o primeiro artigo publicado, na coluna “Tirando de Letra”, do então editor-chefe do Jornal da Cidade, Sidney Mazzoni, de quem “herdou” o estilo de escrita. No final dos anos 1980, transferiu-se para Ribeirão Preto, onde cursou Jornalismo e se tornou escritor esportivo. É autor de oito livros, o primeiro deles lançado em 2013, com prefácio de Milton Neves, que deu início à saga de cinco volumes da coleção “Poetas da Bola – Futebol para Saudosistas”, que foram publicados em um intervalo de menos de três anos. Também levam a sua assinatura dezenas de textos publicados em jornais e revistas de todo o Brasil. Laureado pelas Câmaras de São Carlos e de Ribeirão, Émerson Cássio Gáspari é considerado um dos maiores especialistas sobre a carreira do Rei Pelé e tem o seu nome gravado na Enciclopédia Digital “Que Fim Levou”, ao lado das maiores personalidades do mundo esportivo. Sua carreira como escritor esportivo também está registrada no “Museu do Futebol”, de São Paulo.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 16 de janeiro de ...
1898 Era fundado em Jundiaí o Cassino Jundiaiense, que em 1944 se fundiria com a Sociedade Tênis Clube Paulista, dando origem ao atual Clube Jundiaiense.  
1992 Falecia em Jundiaí, aos 76 anos, o ferroviário e ator João Baptista Nalini.
1996 Falecia em Jundiaí, aos 92 anos, a pianista Maria Paes Costa.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO