(Campinas, 1º/5/1886 +Jundiaí, 1962) – Formou-se engenheiro civil em 1908, na Escola Politécnica de São Paulo, e passou a trabalhar na Companhia Paulista de Estradas de Ferro, sob orientação do engenheiro Francisco Paes Leme de Monlevade. Ocupou cargos de responsabilidade crescente, como o de inspetor geral, que exerceu durante longo tempo, até chegar à presidência da companhia, em 1950. Durante todas as suas gestões, não mediu esforços para apoiar o Paulista F.C., inclusive liberando trabalhadores da ferrovia para ajudar na construção de seu estádio, no Jardim Pacaembu. Quando a Cia. Paulista foi encampada pelo Governo do Estado, Jayme Cintra foi destituído do cargo que ocupava e viveu humildemente até falecer. Seu nome consta do Livro do Mérito Nacional, onde são destacadas somente vinte personalidades brasileiras.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 16 de janeiro de ...
1898 Era fundado em Jundiaí o Cassino Jundiaiense, que em 1944 se fundiria com a Sociedade Tênis Clube Paulista, dando origem ao atual Clube Jundiaiense.  
1992 Falecia em Jundiaí, aos 76 anos, o ferroviário e ator João Baptista Nalini.
1996 Falecia em Jundiaí, aos 92 anos, a pianista Maria Paes Costa.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO